Extensão CineEco Lipor | Serralves – um Festival muito além do cinema ambiental!

a a a

Decorreu no passado fim-de-semana a Extensão do Festival Internacional de Cinema Ambiental CineEco Lipor | Serralves. A Lipor e os seus Municípios Associados em parceria com a Fundação de Serralves, promoveram, de 6 a 9 de fevereiro mais uma Extensão do CineEco, que se realizou na Fundação de Serralves, no Porto.

Considerado um dos mais antigos e o único festival de cinema ambiental em Portugal, foi possível trazer ao Porto esta Extensão no seguimento do Protocolo de Colaboração estabelecido entre a Lipor e o Município de Seia, permitindo a exibição das mais recentes produções nacionais e internacionais sobre temáticas ambientais. Este foi o segundo ano em que se realizou a Extensão do CineEco no Porto com o apoio da Lipor.

Na sessão de abertura desta Extensão foi possível contar com a presença da Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Dr. Ana Pinho e o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Administrador da Lipor, Eng. Filipe Araújo.

A Extensão contou com diversos convidados que em jeito de conversa nos deram uma visão pessoal sobre os filmes, permitindo uma análise mais aprofundada das mensagens e a sua discussão com o público presente.

Assim o filme Genesis 2.0 teve como convidada a jornalista Kathleen Araújo, do Farol de Ideias; o Pedro Rocha da Noocity comentou o filme Sonhando um Lugar; e o Diretor do Parque de Serralves, António Gouveia comentou o filme Amazónia, o Despertar da Florestania.

Esta abordagem marcou a diferença nesta Extensão Lipor | Serralves, quer pela qualidade dos comentários quer pela participação do público no debate.

Durante a Extensão do CineEco Lipor | Serralves houve também um espaço dedicado às famílias e aos mais novos, aproveitando a enorme riqueza de filmes de animação exibidos na edição de 2019 do CineEco.

A complementar a exibição das Curtinhas, foram promovidas um conjunto de oficinas ambientais para os mais novos, nomeadamente a Visita/ Oficina ao Treetop Walk e a Oficina Metamorfoses da Vida Animal promovidas por Serralves; e a Oficina de Plasticologia promovida pela Lipor, que fizeram as delícias dos mais novos. Estiveram presentes cerca de 30 crianças, nestas sessões organizada especialmente para elas.

Na sessão de encerramento tivemos connosco a Professora Isabel Pires de Lima, Vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e Nuno Barros da Lipor, que agradeceram a presença de todos os participantes e que fizeram votos para que esta parceria continue e continue a dar frutos e a promover o cinema ambiental.

Está já previsto no âmbito da Extensão do Festival um programa de divulgação de filmes específicos na rede de escolas com que a Lipor trabalha, ao longo do ano, mantendo vivo o Festival e potenciando a forte componente de intervenção ambiental do CineEco.

Para saber mais sobre o CineEco e as Extensões, visite a página www.cineeco.pt.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros