LIPOR aposta no desenvolvimento de novos compósitos à base de escórias

a a a

A LIPOR está a desenvolver, desde setembro deste ano, um novo estudo de valorização de escórias, denominado RIBA – Rise Up Bottom Ash.

Este trabalho surge no âmbito da estratégia de Economia Circular que a Lipor tem em implementação, tentando fechar o ciclo dos diversos materiais com que trabalhamos.

Neste estudo estão a ser desenvolvidos e analisados compósitos à base de escórias, neste caso que possam ser utilizados para a produção de objetos de venda direta ao consumidor. Um dos principais objetivos deste projeto prende-se com o aumento da subida das mais-valias das escórias, potenciando a sua subida na cadeia de valor.

Para a obtenção deste material compósito irão testar-se as tecnologias de moldação de compressão, infusão por vácuo e hand lay up. Ao mesmo tempo, e uma vez que estes materiais serão para o mercado de consumo, serão realizados diversos estudos de cor. O material será ainda ensaiado quanto à resistência à tração, compressão, abrasão e impacto, resistência a produtos químicos, absorção de humidade e lixiviação.

O estudo está a ser coordenado pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento da Lipor e a ser realizado pela empresa Givaware, uma spin-off da Plataforma Fibrenamics.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros