Lipor organiza mais um Seminário sobre compras públicas em contexto de circularidade

a a a
No dia 29 de janeiro teve lugar mais um Seminário 3CIRCULAr LIPOR, integrado num ciclo de formações e seminários para a promoção das compras públicas sustentáveis e que respeitem os princípios da Economia Circular, financiado pelo Fundo Ambiental.
Este Seminário procurou, acima de tudo, fomentar sinergias entre os Fornecedores e a LIPOR no sentido de contribuir para a disseminação e implementação de compras num contexto de economia circular.

A oradora Diana Nicolau apresentou o Case Study da LIPOR – a Economia Circular, através de uma abordagem multidisciplinar da circularidade e a sua aplicabilidade na prática.
Foi possível também contar com a presença de Ashleigh McLennan, do ICLEI, numa apresentação e conversa realizada via Skype. Esta opção de utilizar o Skype resulta também da preocupação da Lipor em reduzir a sua pegada de carbono e contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa.
A Ashleigh McLennan apresentou o tema das compras circulares dando exemplos de projetos de "melhores práticas” já desenvolvidos neste âmbito a nível europeu.
A investigadora Paula Trindade do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia abordou a estratégia de consulta e o envolvimento do mercado, questão fundamental para o sucesso de todo o processo.

Para terminar, a oradora Sandra Castro da empresa Extruplás deu exemplos das boas práticas desenvolvidos pela empresa neste contexto tendo ainda existido tempo para partilha de conhecimentos e debate com a audiência.

Estiveram presentes, aproximadamente, 40 participantes entre fornecedores e técnicos da LIPOR.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros