Ministro do Ambiente visita máquina do projeto "Reciclar para Ganhar", no mercado da Póvoa de Varzim que recolheu 7,6 toneladas de materiais em dois meses de funcionamento

a a a

Na passada sexta-feira, dia 8 de março, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visitou a máquina de recolha de resíduos, do Projeto "Reciclar para Ganhar”, uma máquina única no país e que tem atraído a curiosidade, e os materiais, de muitos Poveiros.

A acompanhar esta visita, entre muitos convidados estiveram também o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o Presidente da Lipor e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, Fernando Leite, Administrador-Delegado da Lipor, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, as Vereadoras Sílvia Costa e Lucinda Amorim e o Vereador Marco Barbosa.

Esta visita resulta não só da prospeção que o Ministério do Ambiente está a fazer para a colocação e promoção de máquinas semelhantes, mas também devido aos excelentes resultados que a máquina tem gerado. Em dois meses de funcionamento recolheu mais de 83 000 embalagens, num total de 7, 6 toneladas de materiais para a reciclagem.

Como referiu o próprio Ministro, "devemos criar e apostar num modelo de gestão que permita valorizarmos os resíduos, que afinal são produtos e vão voltar a entrar no processo produtivo inibindo a extração de matérias primas.”

O Presidente da Lipor, Aires Pereira, complementou as palavras do Ministro, afirmando que o sucesso destas iniciativas passa pela participação, concluindo que "isto não é possível sem a colaboração das pessoas”.

Depois de ter experimentado a máquina na primeira pessoa, ter recebido e trocado os vales, o Ministro reforçou a intenção do Governo de se comprometer a alargar este projeto, ainda piloto, a 50 locais até ao final do ano.

Saiba mais sobre esta visita aqui!
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros