O seu gesto simples nas Festas & Romarias dos municípios associados da Lipor têm um resultado REAL

a a a

No âmbito da estratégia de promoção da Recolha Seletiva, o projeto "Recolha Seletiva em Festas e Romarias” é a resposta da LIPOR e dos Municípios associados à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem, fomentando a gestão sustentável dos resíduos produzidos em iniciativas tais como: romarias, feiras temáticas e similares. Em função da quantidade de material recolhido nestes locais, são atribuídos benefícios direcionados a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade, substanciando a promoção de práticas conforme os preceitos da Economia Circular e da Responsabilidade Social.

Aqui ficam dois testemunhos que demonstram de forma clara a importância do seu gesto.

 

Cerciespinho

"Projeto da recolha seletiva de resíduos nas festas e romarias - proteger o ambiente com benefícios sociais

A Cerciespinho foi presenteada com uma grua de transferência, equipamento indispensável para a transferência de pessoas com deficiência e incapacidade da cadeira de rodas para a cama, banheira ou outro equipamento, tal como ilustra a foto.

Esta grua é utilizada diariamente nos serviços de lar e centro de atividades ocupacionais permitindo a transferência de utentes com conforto para os mesmos e sem riscos de lesões para as colaboradoras dos serviços.

Este projeto consiste na resposta da Lipor e dos Municípios associados à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem. Assim, durante o ano de 2017 o projeto foi implementado em 16 Festas, Romarias e Similares. Recolheram-se cerca de 32.000 kg de resíduos recicláveis. Parte do valor angariado reverte, através da atribuição de bens, a favor de Entidades, identificadas pelos Municípios.

Assim, o comportamento cívico e consciente dos munícipes permite reduzir o desperdício, melhorar a eficiência ambiental e tem impacto nos serviços sociais, apoiando organizações com equipamentos indispensáveis.

Recicle, pelo ambiente e pela solidariedade!”

 

APPACDM do Porto

"Projeto 2017 de recolha seletiva de resíduos nas Festas e Romarias

A APPACDM do Porto foi contemplada com uma verba proveniente deste projeto para aquisição de material de apoio técnico. O material escolhido permitiu aumentar a qualidade do serviço que prestamos.

O nosso sentido agradecimento para todas as pessoas que colaboraram nesta ação, que permitiu fazer a diferença junto dos que mais precisam.

Na visão terapêutica, a integração de todas sensações recebidas através dos materiais sensoriais que generosamente nos doaram, possibilita o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências necessárias para interação com o mundo. Desta forma, estão a contribuir para a aquisição de competências motoras e cognitivas, para a estimulação do estado de alerta e atenção, para a interação social, comunicação e regulação emocional e para a organização do comportamento no tempo e no espaço.

Além disso, materiais como o colchão ou cadeira de banho, contribuem para uma maior independência e funcionalidade das pessoas que apoiamos, contribuindo de igual forma para a qualidade de vida e bem-estar dos mesmos.

Teresa Guimarães – Presidente da Direção

Ana Rita Jorge – Fisioterapeuta

Saiba mais sobre o projeto e acompanhe as Festas e Romarias que participam neste projeto em:

www.lipor.pt/pt/servicos/recolhas/festas-e-romarias/

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros