Porta a Porta Residencial da LIPOR apresentado no Congresso Mundial da ISWA

a a a

No Congresso Mundial da ISWA, em Bilbao, que decorreu no final do ano passado, foi apresentado um artigo intitulado "LIPOR’S door-to-door collection and how technology can help”.

Este artigo, apresentado pelo João Prata, membro da Divisão de Apoio à Implementação de Projetos Operacionais tentou mostrar as diversas possibilidades que a utilização de novas tecnologias pode aportar aos sistemas de recolha seletiva porta-a-porta.

Neste âmbito, foi explicitada a estratégia da LIPOR, assente na transição de um modelo de recolha de proximidade e que representava mais de 60% das entradas de todos os materiais recicláveis (Embalagens de Plástico e Metal, Papel/Cartão e Vidro), para um sistema de Recolha Porta a Porta Residencial com o promoção e implementação, em colaboração com os seus municípios associados, do Projeto "Reciclar é Dar +”.

Este Projeto, que numa primeira fase abrangeu 12.000 fogos, contempla a distribuição de um contentor por fluxo equipado com um TAG RFID de Ultra Frequência que identifica o produtor de Resíduos sendo que, paralelamente e de forma a monitorizar os resultados, foi desenvolvida uma Plataforma Online denominada DATACENTER LIPOR. Esta Plataforma permite um acompanhamento em tempo real das recolhas e quantidades recolhidas, permitindo uma melhor gestão dos processos.

O investimento no sistema Porta-a-Porta permitiu, nas zonas abrangidas, atingir um aumento de 100% na quantidade de material recolhido mantendo, ao mesmo tempo, a sua qualidade.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros