Recolha de Óleos Alimentares Usados aumenta 5,43 %, em 2018, nos municípios associados da Lipor

a a a

A EGI – Gestão de Resíduos, desenvolve a sua atividade desde 2011 e é responsável pela recolha e valorização de Óleos Alimentares Usados (OAU), assim como pela manutenção dos Oleões (contentores de cor laranja) para a deposição seletiva dos OAU, existentes na área de influência da LIPOR.

Resultado desta parceria que envolve também os Municípios Associados da LIPOR, contabiliza-se um total de 662 Oleões instalados nos 8 Municípios: 347 Oleões na via pública, 95 inseridos nas empresas e 220 inseridos em compartimentos de resíduos.

Como resultado de todo o trabalho realizado, no ano de 2018, a recolha seletiva de óleos alimentares usados teve um crescimento de 5,43% face ao ano anterior, tendo-se registado um total de 83,40 toneladas de OAU recolhidos.

A correta separação e encaminhamento seletivo deste tipo de resíduos é fundamental para a proteção ambiental, devido à sua complexidade e elevado potencial de contaminação dos recursos hídricos.

Além disso, a separação deste tipo de resíduos permite o aproveitamento desta matéria-prima, que possui um elevado potencial de recuperação, podendo ser utilizada, por exemplo, para a produção de sabão ou de biodiesel, no sentido de promover uma economia cada vez mais circular.

Saiba mais sobre esta parceria entre a LIPOR e a EGI:

www.lipor.pt/pt/sustentabilidade-e-responsabilidade-social/projetos-de-sustentabilidade/oleos-alimentares-usados/

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros