Parque Aventura & Trilho Ecológico

a a a

O Parque Aventura é um espaço ao ar livre de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização - formação integral do indivíduo. Está localizado nas instalações da Lipor em Baguim do Monte - Gondomar e Ermesinde - Valongo.

Decorrente do projeto de selagem, recuperação e valorização ambiental e paisagística do espaço do Antigo Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte nasceu o Parque Aventura.

O antigo Aterro Sanitário localiza-se em terrenos anexos à Central de Valorização Orgânica e aos Edifícios Social e de Apoio Administrativo da LIPOR. Com uma área de aproximadamente 19 ha, rececionou desde 1970 grande parte dos resíduos urbanos dos Municípios associados da LIPOR.

A atividade de Encerramento, Selagem e Recuperação Paisagística, do Aterro Sanitário, teve como objetivo reparar os efeitos ambientais negativos decorrentes da deposição de resíduos durante um longo período de tempo. Para tal, foi implementado um sistema de monitorização constituído por um sistema de captação e drenagem de lixiviados; um sistema de drenagem pluvial superficial; um sistema de captação e drenagem de gases.

A LIPOR criou, então, uma zona de espaço lúdico, de lazer e formação que pode ser utilizado pela população do Grande Porto - PARQUE AVENTURA. Este pretende ser um espaço de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e biodiversidade e de socialização – formação integral do indivíduo.

Trilho Ecológico da LIPOR

Integrado na Estratégia de promoção da Biodiversidade, a LIPOR e Municípios Associados, desenvolvem mais uma infraestrutura que visa aproximar a Comunidade ao rio Tinto, devolvendo-o à sua população – o Trilho Ecológico da LIPOR.

Desde 2009, que têm vindo a ser desenvolvidas ações em prol do conhecimento e da preservação da biodiversidade, tendo como pano de fundo o rio Tinto. Iniciaram com a Inauguração do Parque Aventura, a abertura à população no verão de 2010, a inauguração do Caminho Pedonal em 2015, ligando o Apeadeiro de Águas Santas/Palmilheira ao Parque Aventura, a construção do Passadiço junto à margem esquerda do rio Tinto em 2016 e, agora, o Trilho Ecológico da LIPOR.

Ao percorrer o Trilho Ecológico da LIPOR, pretende-se dar a conhecer a biodiversidade existente junto ao Rio Tinto, bem como promover o contacto da população com a envolvência, ajudando à proteção, divulgação, preservação e valorização do património ambiental.

O rio Tinto nasce no lugar de "Montes de Costa”, freguesia de Ermesinde, concelho de Valongo, a uma altitude de 200 m e desagua na margem direita do rio Douro, na zona do Freixo, freguesia de Campanhã, concelho do Porto.

Apresenta uma bacia hidrográfica com umaárea de de aproximadamente 23,5 km2 e o curso de água abrange os concelhos de Valongo, maia, Gondomar e Porto.

A área de intervenção do projeto localiza-se num troço do rio Tinto, situado junto às Instalações da LIPOR, perfazendo uma extensão total de aproximadamente 800 m. Preconiza um conjunto de objetivos a diferentes níveis: hidráulicos, ecológicos, paisagísticos, culturais e promove a reabilitação fluvial e o desenvolvimento sustentável.

Conheça o Roteiro Digital 4.0 que lhe permite uma visita virtual pelo Trilho Ecológico da LIPOR

Equipamentos do Parque:
  • Parque de estacionamento; 
  • Parque de merendas; 
  • Parque Infantil; 
  • Parque Radical;
  • Circuito de Arborismo;
  • Campo de Minigolfe;
  • Trilho Ecológico da Lipor;
  • Funny Spray; 
  • Miradouro; 
  • Áreas de percurso pedonal e bicicleta; 
  • Espaços temáticos (Edifício de Educação Ambiental; Jogos Temáticos; Exposições);
  • Mini Campo de Futebol;
  • Banca de Apoio (venda de gelados, bebidas, etc.)
  • Sanitários;
  • Zonas verdes de enquadramento. 

Equipamentos




Visite a Galeria de Imagens e Galeria de Vídeos e fique a conhecer um pouco mais este espaço.
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros