ESTRAEE


Damos uma nova vida aos REEE.

Integramos o Projeto ESTRAEE que promove, no espaço transfronteiriço da Galiza-Norte de Portugal, uma estratégia para a gestão sustentável dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos em fim de vida, envolvendo os cidadãos, a Administração Local, os fabricantes e produtores, através dos Sistemas de Responsabilidade Alargada do Produtor.

Para tal, o projeto contempla:
  • A melhoria dos sistemas de recolha seletiva municipais através da adaptação, no quadro da Diretiva REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), de 18 ecocentros localizados no espaço transfronteiriço, para que assegurem um correto armazenamento dos REEE, tendo em vista a sua posterior reutilização.
  • A definição de um normativo comum que defina as melhores práticas para o cumprimento da Diretiva e para a gestão sustentável dos REEE, no âmbito das operações municipais de gestão dos mesmos.
  • A realização de um estudo de Análise de Ciclo de Vida (ACV) de diferentes tipologias de REEE: máquinas de lavar roupa; máquinas de lavar loiça; tablets e smarthphones, comparando a reutilização e a reciclagem.
  • A implementação de uma bolsa de recursos e matérias-primas secundárias.

Aprovado no âmbito do programa de cooperação Espanha-Portugal, através do Programa EP – INTERREG V – A POCTEP e em implementação de 2017 a 2019, o projeto é coordenado pela Deputación de Pontevedra (Espanha) e tem como parceiro português, para além da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, a ERP - Portugal (European Recycling Platform), do lado espanhol, os restantes parceiros são, a ERP SAS – Espanha, a Fundação Centro Tecnológico de Eficiência e Sustentabilidade Energética - Energylab e a Revertia - Reuse and Recycling.

O impulsionamento da preparação para reutilização, como opção prioritária em matéria de gestão de REEE, confere ao Projeto ESTRAEE um carácter pioneiro e inovador na Europa, abrindo portas para o desenvolvimento da economia verde no espaço de cooperação.


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi