FlexNanoTEG

Com nanogeradores de eletricidade melhoramos a eficiência energética.

Reduzir o desperdício energético das unidades de gestão de resíduos foi o mote para que, juntamente com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolvêssemos uma tecnologia capaz de dar resposta a este desafio.


Assim, no âmbito de um projeto IC&DT, financiado pelo Programa Compete 2020 e pela FCT e desenvolvido em parceria com o CeNTI (Centro Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes) e a Universidade do Minho (Centro ALGORITMI), encontramo-nos a desenvolver nanogeradores termoelétricos capazes de transformar a energia perdida, na forma de calor, por máquinas, motores e em processos como a compostagem industrial, em energia elétrica que pode ser injetada na rede elétrica ou usada diretamente nos processos, melhorando assim a sua eficiência energética.
O Projeto FlexNanoTEG já foi apresentado em mais de 20 conferências nacionais e internacionais, incluindo um poster que apresentamos na conferência mundial da ISWA, em Baltimore, E.U.A..
Foram utilizados, no teste do protótipo de um dispositivo de conversão de energia térmica de compostagem em energia elétrica, nano-elementos termoelétricos, que permitem uma maior eficiência, quando comparados com os elementos termoelétricos disponíveis no mercado. Esta investigação implicou, ainda, a realização de testes na nossa unidade de queima de biogás, com o aproveitamento energético do calor libertado pela conduta de escape dos gases de queima, obtendo-se resultados impressionantes e que permitiram desenvolver novos elementos termoelétricos.

Esta iniciativa deu origem a uma tese de doutoramento e sete teses de mestrado. Foram, ainda, publicados três artigos científicos dos quais se destaca o artigo que descreve a experiência realizada na nossa Central de Valorização Orgânica.

Os investigadores do projeto receberam, dois merecidos prémios no âmbito do projeto Young Scientist Awards – Symposium of Inorganic Thermoelectrics, Estrasburgo e o prémio para melhor apresentação oral na Conferência Nacional de Estudantes de Física, Braga.


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi