Res2ValHUM


O regresso à terra.

Participamos num projeto europeu, liderado pela Universidade do Minho, para a promoção da valorização de resíduos orgânicos. Estamos presentes neste projeto, que foi um dos aprovado no Programa Interreg V-A Espanha – Portugal, financiado pela União Europeia e que conta com a participação de parceiros da Galiza.

Como promover a Valorização dos Resíduos Orgânicos?

Através da produção de um composto rico em substâncias húmicas, que se forma a partir da decomposição química e biológica destes resíduos.

As substâncias húmicas são fundamentais para um solo saudável, tendo a capacidade de reter a água, facilitar a permuta iónica, reduzir a degradação dos solos e ainda funcionar como base para fertilizante e para produtos cosméticos e nutracêuticos.


Qual o nosso objetivo?

Promovemos a compostagem como instrumento de gestão de resíduos orgânicos, de forma a reduzirmos a quantidade de resíduos depositados em aterro e a valorizarmos o composto produzido em aplicações de elevado valor acrescentado.

Fernanda Proença, investigadora do Centro de Química da Universidade do Minho responsável pelo projeto, afirma que: "Esta nova aposta abre portas para o surgimento de novas áreas de negócio e emprego relacionadas com a conceção de artigos de elevado valor acrescentado e contribuindo para o desenvolvimento da economia verde neste espaço de cooperação”.

Para saber mais visite a página do projeto.
Contactos úteis

Universidade do Minho:
Prof. Fernanda Proença | 253 604 379 | fproenca@quimica.uminho.pt
Prof. Dulce Geraldo | 253 604 053 | gdulce@quimica.uminho.pt

LIPOR:
Susana Abreu | 939 770 249 | susana.abreu@lipor.pt


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi