350 Escolas Tunisinas com Recolha seletiva até ao final do ano!


No âmbito da Convenção de Cooperação, assinada no início deste ano, entre a LIPOR e o Ministério dos Assuntos Locais e Meio Ambiente (MALE) da República da Tunísia, está a decorrer o desenvolvimento do Projeto Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Tunísia, cujo público alvo é a comunidade escolar (escolas, professores e alunos).

A LIPOR, designada como entidade executante do Projeto, é a entidade prestadora de serviços que está a assessorar e a apoiar as entidades tunisinas na implementação deste importante Projeto.

Este Projeto numa primeira fase contemplou a formação de formadores para disseminar os conhecimentos adquiridos junto da comunidade escolar da Tunísia e a preparação de materiais pedagógicos a usar em contexto de sala de aula. A segunda fase do Projeto, em planeamento e a arrancar muito em breve, será destinada a apoiar a implementação da recolha seletiva em 350 escolas tunisinas.

O grande objetivo deste Programa é integrar os princípios de Desenvolvimento Sustentável nas práticas diárias escolares e em todos os aspetos da educação e aprendizagem.

A implementação da recolha seletiva nas escolas pressupõe a criação de espaços e condições adequadas para a deposição seletiva de resíduos. 4 fluxos de materiais passarão a ser separados nas escolas, devidamente acondicionados e, posteriormente, recolhidos e encaminhados para valorização, nomeadamente o papel e cartão, plásticos, pilhas usadas e resíduos verdes. Estas escolas, alvo da ação do Projeto, passarão a fazer parte da rede de Escolas Sustentáveis da Tunísia. Serão concebidos esquemas de recolha seletiva de resíduos, ajustados às necessidades locais e ao contexto tunisino.

A experiência da LIPOR é reconhecida e muito valorizada pelas entidades tunisinas, que reveem no modelo LIPOR um modelo a seguir. Os consultores e especialistas portugueses designados para o Projeto detêm o know-how e o conhecimento que permite à equipa tunisina ter um apoio consolidado na tomada de decisão estratégica, assim como no encontro das melhores soluções adaptadas à sua realidade.

Esta Convenção tem por base o contrato celebrado entre o Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente da República Portuguesa e o Ministério dos Assuntos Locais e Meio Ambiente da República da Tunísia, outorgado em 2019, relativo ao apoio financeiro ao Projeto "Fortalecimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável ao nível das Escolas”.