A experiência da LIPOR


A LIPOR possui uma vasta experiência no desenvolvimento de Programas de Capacitação para altos Quadros Dirigentes do setor dos resíduos de outros Países, sendo de destacar a título de exemplo:

  • Exchange Experts Program com a NWMA (National Waste Management Agency) da Hungria, de 30 de junho a 5 de julho de 2014.
  • EWIT Twin City Workshop Programme, com o Quénia, de 30 de maio a 3 de junho de 2016 (Projeto ao abrigo do Programa H2020 da Comissão Europeia).
  • Visita Técnica da CIOESTE - Consórcio Intermunicipal da Região de S. Paulo, Brasil (ao abrigo do Programa TAIEF - Assistência técnica ambiental e facilidade de intercâmbio de informação (ENV-TAIEF) da Comissão Europeia), de 16 a 22 de julho de 2016.
  • Town Twinning Action Between Turkey and EU Grant Scheme (Semana Técnica Ambiental e de Intercâmbio de Informação) ao abrigo do Projeto Partnership for Sustainable Future, financiado pela Comissão Europeia e pela República da Turquia, de 30 de setembro a 3 de outubro de 2019.

Com a Hungria e no âmbito da Semana Técnica de Capacitação, resultou ainda a assinatura de um Protocolo de Cooperação com a NWMA (Agência Nacional de Gestão de Resíduos da Hungria), onde se identificaram as áreas prioritárias de intervenção, responsabilidades e atividades a promover. Ao longo dos anos foram desenvolvidas várias atividades entre as duas entidades, LIPOR e NWMA.

Sobre a Semana Técnica que decorreu no âmbito do Projeto EWIT (E-Waste Implementation Toolkit) e sendo a natureza do Projeto a definição estratégica e a gestão de resíduos eletrónicos nas áreas metropolitanas africanas, com base na análise de casos, experiencias, processos e instrumentos legais europeus mais relevantes, onde se incluiu a LIPOR, foi trabalhado um Programa específico e adaptado às necessidades e expectativas do público alvo (autoridades e entidades do setor dos REEE do Quénia). A definição e implementação do programa foi da total responsabilidade da LIPOR. Entre visitas técnicas à LIPOR e a outras entidades de referência, foram promovidas sessões técnicas de trabalho e várias reuniões de trabalho.

A LIPOR organizou ainda uma Semana Técnica para uma delegação brasileira de S. Paulo, a CIOESTE -Consórcio Intermunicipal da Região Oeste de S. Paulo, Brasil, que teve como objetivo demonstrar as competências e experiência da LIPOR no que respeita à recolha seletiva de fluxos especiais de resíduos, especificamente de OAU (óleos alimentares usados). A definição e implementação do programa em Portugal foi da total responsabilidade da LIPOR.

O Programa com a Turquia foi muito focado no tema da biodiversidade e Projetos de compostagem e agricultura biológica, uma vez que as questões de Urbanismo, Sustentabilidade e Espaços Verdes foram, desde a primeira hora, identificados como temas altamente de interesse. O tratamento da gestão de resíduos e as visitas técnicas, naturalmente foram também alvo do Programa.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi