A gestão dos espaços verdes como uma oportunidade de sustentabilidade


A equipa de Gestão dos Espaços Verdes Sustentáveis da LIPOR tem trabalhado de uma forma intensa na Promoção da Biodiversidade, adaptação às Alterações climáticas e Otimização Sustentável dos espaços verdes, conseguindo, deste modo, reduzir custos de manutenção e alargar o leque ecológico destes espaços, reduzindo o consumo de água e melhorando a qualidade e quantidade da flora e fauna.

O objetivo é oferecer espaços aprazíveis a todos os visitantes e colaboradores LIPOR que usufruem do espaço e, simultaneamente, sensibilizar para a temática. As áreas de relvado e áreas de pouco uso da LIPOR, foram assim transformadas em espaços atrativos e de baixa manutenção, que suscitam a curiosidade de quem os visita.

Atualmente, na LIPOR cerca de 160 hectares estão a ser intervencionados, respeitando a variedade de espécies e a sua sucessão natural, nomeadamente no que concerne à sua disposição relativa, potenciando microclimas e nichos ecológicos autossustentáveis, com o mínimo de intervenção humana na sua manutenção, quer em termos de rega, podas, (re)vegetação e erosão do solo. Obtêm-se, assim, ainda ganhos pela redução direta de custos associados à manutenção que, a médio prazo, apresenta uma redução significativa.

Os Projetos são estudados e definidos considerando o fim a que se destinam, motivo pelo qual é frequente encontrar áreas específicas com o objetivo de fornecer sombra e proteção de ventos, áreas para criação de húmus no solo, áreas protegidas com o intuito de proteção de plantas mais sensíveis, áreas que estimulem a criação de habitats específicos (nichos) de fauna e flora e que sirvam também de alimento para animais selvagens e ainda, eventualmente, para o ser humano.

A LIPOR, continuando o seu percurso muito associado à inovação e originalidade, em Portugal e na Europa, trilha o seu caminho rumo à abundância biológica, honrando os seus compromissos na promoção da biodiversidade e na qualidade de vida de modo sustentável.

Esta é apenas mais uma das boas práticas da LIPOR que importa disseminar! Mais um exemplo de como poderemos otimizar a eficiência de processos, fazendo diferente, com qualidade e inovação!

Este modelo de gestão de espaços verdes pode ser replicado! Teremos muito gosto em contribuir para a formação de equipas que têm a missão da gestão de espaços verdes e para a conceção de Projetos de gestão de Espaços de Verdes adaptadas à realidade de destino tendo em consideração o País, a cultura, as questões meteorológicas e demais elementos que influenciam as melhores soluções.

Temos uma equipa de consultores preparados para trabalhar consigo! Contacte-nos!
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi