A produção de composto para a agricultura na LIPOR


A Lipor, na sua Central de Valorização Orgânica, aproveita os resíduos biodegradáveis criteriosamente separados na origem transformando-os em corretivo agrícola orgânico 100% natural. O processo de compostagem é feito em túnel fechado e parâmetros como temperatura, humidade e oxigénio são monitorizados para permitirem que os microrganismos façam a decomposição dos resíduos orgânicos.

A Central de Valorização Orgânica tem capacidade para tratar 60.000t podendo produzir até 20.000 t de produto final. A qualidade, quer na seleção criteriosa da matéria orgânica, quer ao nível do composto produzido, assume particular importância para a viabilidade e sucesso de todo o projeto.

O Nutrimais (composto para agricultura) é o resultado final podendo ser adquirido em Cooperativas Agrícolas e em comércio de fatores para a produção agrícola de norte a sul do país.

A qualidade e seleção da matéria-prima e todo o controlo do processo de fabrico permitem a colocação no mercado do Nutrimais para agricultura biológica estando o produto certificado pela Sativa para poder ser utilizado no modo de produção biológico.

A aplicação de Nutrimais melhora a estrutura dos solos tornando-os fofos e aveludados, aumenta a fertilidade, retém os nutrientes e a água, melhora o arejamento e evita a lixiviação e a erosão. Também nas plantas os benefícios da aplicação do Nutrimais são visíveis promovendo um maior crescimento das raízes, reduzindo a ocorrência de doenças.

Embora a principal função da matéria orgânica não seja o fornecimento de substâncias nutritivas, o Nutrimais de uma forma equilibrada fornece um conjunto de nutrientes que as plantas necessitam de forma equilibrada, libertando-os lentamente ao longo de um largo período.

Esta é uma estratégia clara em que a valorização de recursos/ resíduos demonstra bem o potencial dos resíduos na sua transformação em novos produtos a colocar no mercado. Não desperdice este potencial!
Consulte-nos para o ajudar a definir as melhores estratégias de tratamento e valorização dos resíduos produzidos na região que representa. Transforme o potencial dos resíduos numa oportunidade de negócio.
Veja os testemunhos dos nossos clientes.

A Quinta de Santa Cristina situa-se em Celorico de Basto, possuindo 60 hectares de vinha com as castas Alvarinho, Avesso, Arinto, Batoca, Loureiro, Trajadura, Fernão Pires, Vinhão, Padeiro de Basto e Espadeiro. A escolha da Lipor como parceiro de negócio deve-se à excelente qualidade dos produtos NUTRIMAIS que tem enriquecido significativamente as nossas terras! Fizemos algumas experiências com outras marcas, mas nenhuma resultou tão bem e é por isso que mantemos esta parceria com a Lipor ao longo de mais de 14 anos. A Quinta de Santa Cristina deseja à Lipor a continuação dos maiores êxitos e o desenvolvimento de produtos ainda melhores e mais biológicos!

Fizemos algumas experiências com outras marcas, mas nenhuma resultou tão bem e é por isso que mantemos esta parceria com a Lipor ao longo de mais de 14 anos. A Quinta de Santa Cristina deseja à Lipor a continuação dos maiores êxitos e o desenvolvimento de produtos ainda melhores e mais biológicos!

Testemunho da Quinta de Santa Cristina
António Pinto (Sócio gerente)

A Quinta das Pereirinhas – Alvarinho de Monção e Melgaço, Lda. é uma empresa familiar vocacionada para a Produção, Transformação e Comercialização de vinho Alvarinho. Os vinhos produzidos nesta exploração, honram uma tradição de excelentes vinhos que esta Quinta e esta família produzem há longa data, especialmente os Alvarinhos. Para a obtenção destes vinhos, contamos com a colaboração de sinergias com outras empresas, onde a Lipor se destaca pelo fornecimento de soluções nutritivas ao nível de matéria orgânica, quer na instalação, como na manutenção das vinhas, pois para esta empresa o segredo de bons vinhos está em conseguir obter boas uvas, provenientes de plantas perfeitamente nutridas e em equilíbrio com a natureza.

A Lipor dá-nos essa garantia, quer pela sua diversificada gama de produtos, quer pela sua boa relação qualidade/preço, que aliada a produtos de vanguarda, permite-nos conseguir ter uma boa gestão da matéria orgânica do solo, mantendo sempre as nossas vinhas em equilíbrio.

Testemunho da Quinta das Pereirinhas

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi