Case LIPOR – Hortas em contexto Urbano



Pioneira, desde julho de 2003, a LIPOR investe na implementação de uma Estratégia de desenvolvimento de Hortas Urbanas na sua área de influência e intervenção.

Lançou o Projeto das Hortas Urbanas com o objetivo de articular a disponibilidade de várias entidades locais numa rede que viabilizasse uma estratégia para a Região do Grande Porto, no domínio da compostagem caseira, na promoção da agricultura biológica e na criação de Hortas.

Com este Projeto, a LIPOR criou espaços verdes dinâmicos e úteis, promovendo a biodiversidade e boas práticas agrícolas. Ajudou ainda a melhorar o ambiente em diversas comunidades urbanas locais, através de práticas como a compostagem caseira e agricultura biológica, transformando completamente as áreas intervencionadas.

As Hortas Urbanas foram Idealizadas por forma a reduzir a produção de resíduos e a implementar práticas que melhorem a qualidade dos solos. São disponibilizados gratuitamente talhões em Hortas Urbanas, dando a oportunidade ao cidadão e às famílias de produzir alimentos frescos, saborosos e autênticos, respeitando os ciclos de vida naturais (segundo os princípios da agricultura biológica) e, ainda, valorizando localmente os seus biorresíduos.

A LIPOR conta com Hortas nos seus 8 Municípios, num total de 53 Hortas, uma das quais uma Horta terapêutica no Hospital Conde Ferreira, no Porto.

O desafio do futuro é crescer na rede e na oferta de Hortas Urbanas!

É um grande orgulho para a LIPOR promover o contacto com a natureza e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi