Central de Valorização Energética da LIPOR recebe Delegação Brasileira




Uma delegação brasileira, composta por Júlio Assis, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Fábio Feldman, Consultor Sénior do Centro Brasil no Clima e Nádia Raposo, Professora titular da Universidade do Amazonas, foi recebida na passada quinta-feira na LIPOR.

O objetivo da visita foi conhecer o modelo de gestão e funcionamento da nossa Central de Valorização Energética que conta com 22 anos de operação contínua.
Na Central de Valorização Energética, situada na Maia, recebemos o lixo que não pode ser aproveitado por processos de compostagem e reciclagem, e através de um processo de queima controlada produzimos vapor de água que vai gerar eletricidade numa turbina. Ao transformar o lixo em energia conseguimos, diariamente, abastecer uma cidade de 150 mil habitantes.

Numa altura em que se debate a erradicação das lixeiras no Brasil e a constituição de consórcios intermunicipais que permitam viabilizar economicamente o destino final adequado dos resíduos sólidos, a LIPOR com 40 anos de experiência na área pode transmitir um sólido contributo para impulsionar o processo de mudança para uma economia mais circular e sustentável.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi