Destaques da Unidade de Negócio Internacional em 2019

Corporizando a sua Missão, a Unidade de Negócio Internacional promove a Estratégia de Internacionalização da LIPOR, que tem por base a prestação de serviços de consultoria técnica e especializada em contexto internacional.

2019 foi um ano importante em que a LIPOR, além de ter mantido relações comerciais e de prospeção com 26 Países, consolidou o Projeto de Educação Ambiental da Tunísia, tendo ainda explorado novas oportunidades de trabalho e cooperação nesse Mercado.

O ano começou com a concretização de uma importante Missão Empresarial à Tunísia, coordenada pela LIPOR, na qual participaram 11 entidades portuguesas, que juntas foram promover o setor da Gestão de Resíduos de Portugal em Tunes, acompanhadas pelo Secretário de Estado do Ambiente e da Secretária Geral do Ministério do Ambiente de Portugal.

Foi o ano em que se concretizou uma aproximação ao Banco Mundial (BM) e ao BID (Banco Interamericano para o Desenvolvimento), tendo daí resultado a definição de um conjunto de ações de continuidade que também se concretizaram. De mencionar a Missão às sedes do BM e do BID, em Washington, para apresentação das competências e experiência da LIPOR, a Visita do BID à LIPOR e ainda a presença da LIPOR no Retiro Anual da Divisão de Águas e Saneamento do BID, em Washington, onde a LIPOR foi convidada a apresentar o seu exemplo de governança e boas práticas.

Os Projetos em curso tiveram desenvolvimentos e marcos importantes, como no caso do Res2Valhum em que a LIPOR foi palco de um Workshop especializado e o Projeto de Samsun, na Turquia, que decorreu de janeiro a dezembro, com a realização de visitas técnicas, programas de formação à medida e benchmarking.

Foi ainda o ano em que a convite da Delegação da União Europeia no Brasil e da Prefeitura de Curitiba, a LIPOR regressou a este País para partilha da sua experiência em Curitiba.

De referir os contactos desenvolvidos com São Tomé e Príncipe e o envolvimento dos representantes deste País na análise, reflexão e identificação de oportunidades de melhoria do setor de gestão de resíduos.

Não pode deixar de ser referido o interesse que várias delegações internacionais demonstram em conhecer a LIPOR. De referir que 2019 não foi exceção, tendo sido realizadas 20 visitas de delegações internacionais, provenientes de 14 nacionalidades diferentes, num total de 122 visitantes.

A promoção internacional, nomeadamente no que diz respeito à presença em grandes eventos internacionais, feiras e missões da especialidade é uma aposta que a LIPOR faz com regularidade.

A LIPOR foi notícia na comunicação social internacional e nacional, sendo de destacar como mais impactantes as reportagens televisivas na TV Globo, Brasil e na EuroNews, não menosprezando as restantes 13 notícias difundidas em vários órgãos de comunicação social, quer em jornais, quer em revistas da especialidade, e ainda as restantes menções na imensidão das redes sociais e da internet.