Economia Circular – do Resíduo ao Recurso


Nos últimos anos, tem-se acentuado a necessidade de uma mudança de paradigma, face aos inúmeros desafios que enfrentamos. O desenvolvimento das sociedades tendo por base uma Economia Circular, é uma premissa que a LIPOR tem assumido e internalizado naquilo que é o seu Modelo de Negócio.

Preconizando de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR consolida um posicionamento que se reflete pela criação de valor ao longo de todo o ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do "resíduo” como "recurso” na cadeia de valor.

Desta forma, no desenvolvimento da nossa Estratégia, a promoção da Economia Circular na LIPOR assenta numa abordagem tripla.

SPEED UP
expandimos o conhecimento sobre a necessidade de alteração de paradigma e o conceito da economia circular

SCALE UP
providenciamos conhecimento técnico especializado para o aumento de skills através da dinamização de um plano formativo de competências certificado

IMPACT ON
estabelecemos dinâmicas integradas de economia circular a nível local e nacional, com os diversos atores da sociedade civil.


A Estratégia para a Economia Circular na LIPOR é, pois, transversal a toda a Organização, sendo assumida pela Gestão de Topo como o caminho a seguir. Este compromisso voluntário com os princípios da Economia Circular está expresso na Declaração de Compromisso assinada pelo nosso Conselho de Administração.

Neste sentido, uma das vertentes fundamentais deste trabalho é o fluxo dos materiais plásticos. E, prosseguindo o trabalho realizado no desenvolvimento de uma Economia Circular para os Plásticos, submetemos à Fundação Ellen MacArthur o nosso Compromisso Global por uma nova Economia do Plástico, passando a fazer parte das mais de 250 organizações que já assinaram este compromisso a nível mundial.

O produto LIPOR NUTRIMAIS - corretivo agrícola orgânico 100% natural, é um exemplo perfeito de "fecho de ciclo” no âmbito da Economia Circular. Resultando do processo de compostagem de resíduos alimentares e verdes, separados na fonte, o Nutrimais é aplicado no solo mantendo ou aumentando a fertilidade natural. A cuidadosa seleção das matérias-primas permite a certificação para a agricultura biológica, pela SATIVA.

Mais, se associarmos a Agenda 2030 das Nações Unidas, que norteia as prioridades globais de um Desenvolvimento Sustentável, à Economia Circular verifica-se um total alinhamento com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "Garantir padrões de Consumo e Produção Responsáveis” – ODS 12.

Quer aprofundar os seus conhecimentos em Economia Circular?

Ou pretende fazer um upgrade e desenvolver skills que lhe permitam pôr em prática princípios de Economia Circular na instituição que representa?

A LIPOR, está ao seu dispor para lhe apresentar uma solução à medida das suas necessidades e expectativas… A oferta formativa é vasta e a nossa equipa prepara soluções customizadas. Entre em contacto connosco!
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi