Equipa da LIPOR participa como Observadora no Programa Formativo de Formadores "Éducation pour le Développement Durable”

No âmbito do programa de cooperação tunisino-português para o fortalecimento da educação para o desenvolvimento sustentável nas escolas, uma equipa da LIPOR participou como Observadora na sessão inaugural do programa formativo de Formadores "Éducation pour le Développement Durable”. O programa de formação, dirigido a 54 Inspetores do Ministério de Educação da Tunísia, visa capacitar os formandos de conhecimentos e ferramentas educacionais capazes de mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento sustentável.

A primeira de três sessões formativas decorreu em Tunes, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, com um programa intensivo e diversificado, focado em temáticas como Metodologias e Técnicas Pedagógicas, Processo e Técnicas de Comunicação, Desenvolvimento Sustentável (enquadramento, objetivos, problemática da poluição, estratégias e iniciativas para a comunidade escolar). A Equipa da LIPOR acompanhou todos os módulos lecionados, sendo responsável pela avaliação geral da sessão, fornecendo contributos de melhoria para o sucesso do programa formativo, tendo partilhado ao longo dos dias, diversos exemplos de concretização dos ODS junto da comunidade escolar.

Foi uma semana extremamente produtiva e enriquecedora, pela troca de conhecimentos e experiências entre todos os participantes, formandos, formadores, representantes do governo tunisino e equipa LIPOR.