Lançamento oficial do projeto de Recolha Seletiva em 400 Escolas Tunisinas


Decorreu no passado dia 7 de dezembro o evento de lançamento do Projeto de Recolha Seletiva nas Escolas da Tunísia, onde a participação da Lipor foi fundamental.

O evento contou com a presença da Ministra dos Assuntos Locais e Ambiente da Tunísia Leila Chikhaoui e do Embaixador de Portugal na Tunísia, Nuno Bello, em representação de Portugal e das entidades portuguesas envolvidas no Projeto.

A Lipor, enquanto entidade selecionada para apoiar o Ministério do Ambiente e dos Assuntos Locais da Tunísia na implementação da recolha seletiva em 400 escolas tunisinas, foi responsável pela assessoria técnica, pela seleção, aquisição e transporte dos equipamentos para a Tunísia e pela conceção gráfica e produção dos autocolantes onde consta a identificação do material, em francês e árabe, respetivos pictogramas e a menção ao Projeto e à Cooperação entre Portugal e a Tunísia.

Este Projeto, que decorre no âmbito da operacionalização da estratégia de internacionalização da Lipor, reforça a atividade e experiência internacional da Lipor, enriquecendo o seu portfolio de serviços.

A partir de 7 de dezembro, 5 diferentes materiais (papel e cartão, plásticos, pilhas, resíduos orgânicos e resíduos indiferenciados) passam a ser alvo de recolha seletiva nas escolas que integram a rede de Escolas Sustentáveis da Tunísia.

A cerimónia decorreu na escola primária Mongi Slim na cidade Olímpica em Tunis e teve a participação de docentes e alunos. Contou com a realização de um espetáculo com crianças e com a partida da caravana de triagem que vai iniciar a distribuição dos contentores por 400 escolas primarias distribuídas pelo país, que representam 10% do total dos estabelecimentos de ensino deste nível na Tunísia.

Este foi ainda momento de elogiar a cooperação portuguesa neste Projeto nas áreas do ambiente e desenvolvimento sustentável e de reforçar o compromisso para futuras oportunidades.

O desenvolvimento e implementação do Projeto teve por base o contrato celebrado entre o Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática da República Portuguesa e o Ministério dos Assuntos Locais e Meio Ambiente da República da Tunísia, outorgado em 2019, relativo ao apoio financeiro ao Projeto "Fortalecimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável ao nível das Escolas”.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi