LIPOR acompanha visita do Ministro do Meio Ambiente do Brasil a Portugal


O Dr. Fernando Leite, Administrador Delegado da LIPOR e representante da LIPOR na Direção da AVALER teve a oportunidade de acompanhar a visita do Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles e do Secretário Nacional de Qualidade Ambiental do Brasil, André França, às instalações da Tratolixo, no passado dia 14 de janeiro de 2020.

No decorrer do workshop sobre gestão de resíduos urbanos o Dr. Fernando Leite apresentou o Modelo Sustentável de Gestão de Resíduos da LIPOR, deixando o convite ao Sr. Ministro para visitar as nossas instalações numa próxima oportunidade.

Esta comitiva teve a oportunidade de conhecer o conceito e a positiva evolução deste setor nas últimas décadas no país, conhecer os planos de negócio, sua regulamentação e modelo tarifário. Oportunidade de conhecerem também as distintas valências do Europarque da Abrunheira: Central de Digestão Anaeróbia, Células de Confinamento Técnico e Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes.

A comitiva foi acompanhada por membros da Administração da Tratolixo bem como o Presidente e a secretária geral da ESGRA, o Presidente da ABETRE – Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes, o Presidente da ABCON e o Secretário Executivo da AVALER.

Uma excelente oportunidade para promover o networking com vista a incentivar a articulação empresarial e institucional entre entidades do setor do ambiente, em particular dos resíduos.

No final da Cerimónia foram assinados 2 Protocolos de cooperação, um entre a ABETRE e a ESGRA, esta representada pelo Dr. Paulo Praça, e outro entre a ABETRE e a AVALER, neste caso representada pelo Dr. Fernando Leite. Desta cooperação esperam-se resultados importantes de reforço de negócios e de debate e sinergias entre os diferentes signatários.