LIPOR em missão em Durban

No âmbito do Projeto da Comissão Europeia ICP Program – International City Partnerships, no qual a LIPOR participa, dinamizando ações e partilhando Boas Práticas com a região de Durban na África do Sul, encontra-se a decorrer mais uma Missão em Durban.
Dando cumprimento ao definido no Plano de Ação do Projeto, desta feita foi organizada uma Masterclasse dirigida a decisores políticos de Durban com o objetivo de criar a este público-alvo específico uma Visão para a Gestão Sustentável de Resíduos.
Esta Masterclass que foi totalmente dinamizada pela LIPOR, pela sua natureza e destinatários, contemplou uma vertente técnica e outra vertente de índole política.
O testemunho do Presidente do Conselho de Administração LIPOR e atual Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Dr. José Manuel Ribeiro, enquanto líder e decisor político que comunica com seus pares de África do Sul, demonstrando na primeira pessoa as lições aprendidas, sucessos e caminhos trilhados com todas as vantagens e dificuldades inerentes e sentidas ao longo dos 40 anos de atividade foi de extrema pertinência e importância.
À Dra. Susana Abreu, Gestora da Unidade de Negócio Internacional, coube a responsabilidade da apresentação do modelo de negócio da LIPOR, das suas dinâmicas e práticas correntes, enquanto business case de sucesso. Foram ainda, nesta oportunidade, elencadas as áreas prioritárias de ação, o papel dos Políticos enquanto impulsionadores e mobilizadores da ação e diversas estratégias de envolvimento dos stakeholders chave. No final, envolvendo todos os participantes num debate e dinâmica participativa, foram definidas as áreas prioritárias de ação para Durban no que respeita à Gestão Sustentável (e customizada) de Resíduos para esta região, um output da ação que permite definir os próximos passos e ações a dinamizar pela equipa sul africana.
De salientar a presença dos representantes políticos de Durban e respetivas equipas que apresentaram a maior disponibilidade e interesse em abordar o tema da gestão de resíduos, com o intuito de buscar as melhores soluções para a otimização do sistema em vigor atual, que está centrado na deposição de resíduos em aterro sanitário, sendo muito incipiente ou praticamente nula a reciclagem e outros tipos de valorização.
Um dia intenso de trabalhos, onde a LIPOR com a sua expertise e competências, cada vez mais se posiciona e firma na área da consultoria técnica e especializada.