LIPOR participou no “Peer review on Municipal Waste Collection and Management for the Municipality of Burgas”


Decorreu nos dias 2 e 3 de dezembro de 2020, em formato online, o evento Peer review on Municipal Waste Collection and Management for the Municipality of Burgas, iniciativa dinamizada pela Policy Learning Platform Peer Review, Interreg Europe.

A LIPOR foi uma das entidades selecionadas como Peer após submissão de candidatura ao pedido lançado pela região de Burgas (Bulgária) para partilha e discussão de experiências e definição de recomendações sobre temas como a prevenção, recolha seletiva de resíduos, regulação e monitorização de fluxos de resíduos, de forma a alcançar-se uma transição para uma Economia Circular e em alinhamento com os principais objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

Além da LIPOR, representada por Susana Lopes, técnica da Unidade de Negócio Internacional, a equipa contou com especialistas de Espanha (Sergio Benito, EMULSA; Manuel Rodriguez, ENXAMIO), Áustria (Berthold Schleich, ARGE) e Malta (Clyde Falzon, WASTESERV). A moderação e facilitação das sessões foi da responsabilidade dos especialistas da plataforma Interreg Europe Policy Learning.

Na primeira sessão, "Waste prevention, regulation and monitoring", a LIPOR partilhou com a audiência as suas diversas iniciativas no âmbito da prevenção e redução do desperdício alimentar, projetos de compostagem caseira e comunitária, projetos de reparação e reutilização (CREW e Repair café, designadamente), plataforma Observatório de Resíduos e ainda exemplos de campanhas de sensibilização e comunicação dinamizadas junto da população.

Na sessão n.º 2 de Peer learning, "Separate waste collection and specific waste streams", a LIPOR teve oportunidade de contribuir em tópicos como a Recolha seletiva de Bioresíduos, compostagem, modelos de recolha seletiva multimaterial, iniciativas de recolha seletiva dirigidas para RCD, REEEs e resíduos volumosos, tendo ainda apresentado a experiência portuguesa para os pneus em fim de vida, conforme sugestão da organização.

Foram dois dias de intensa cooperação, que culminaram com a redação de um conjunto de orientações e de boas práticas para a região de Burgas, com o intuito de apoiar os municípios e as autoridades locais e regionais na prossecução de políticas e estratégias para uma gestão sustentável dos resíduos. Para a LIPOR foi uma experiência muito enriquecedora e de promoção da marca.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi