Mercados de Rua com Papel Ativo na Proteção Ambiental



Já pensou que preservar e garantir a limpeza do espaço público, além de oferecer condições salubres aos cidadãos que o utilizam e de ser um bom e apelativo cartão de visita do espaço físico/região, demonstra um compromisso para com a proteção do ambiente e um alinhamento com os princípios de sustentabilidade e economia circular?

Venha daí!!! Vamos explicar… Comece por definir objetivos, por selecionar zonas geográficas, por fazer diagnósticos e envolver as partes interessadas. Delinear estratégias, definir recursos e mãos à obra. Saiba como a LIPOR faz! Consulte esta organização de referência e excelência que conta com uma equipa de consultores altamente capacitada que está à distância de um clique para o ajudar!

"Feira Limpa, Compras com Gosto” é um projeto que a LIPOR implementa por reconhecer o seu potencial quer a nível de produção de resíduos, quer a nível da valorização de resíduos, após devido encaminhamento, acondicionamento e recolha dos materiais, quer a nível de sensibiliza-ção da comunidade e da alteração de comportamentos e adoção das melhores práticas. As vantagens são para todos, para os feirantes, para os clientes e para os organizadores das feiras! Um ambiente limpo, um espaço agradável, onde são promovidas práticas de reciclagem.
 
Como a LIPOR faz…

A partir do diagnóstico para análise das condições da feira e da tipologia dos resíduos produzidos, estudam-se as melhores soluções para a deposição de resíduos. Sacos coloridos são distribuídos a cada feirante para que este possa fazer a separação na sua própria banca e, estrategicamente, são colocados no recinto da feira contentores de grande dimensão, onde cada feirante deposita os seus resíduos seletivamente (embalagens de papel/cartão, embalagens de plástico/metal, embalagens de vidro, resíduos alimentares e resíduos indiferenciados).

Os fluxos de resíduos a recolher podem (e devem) ser adaptados de acordo com a produção de resíduos local, a nível de tipologia e a nível de quantidade.

Ações de sensibilização direcionadas quer a feirantes, quer aos visitantes são fundamentais. A sensibilização é dedicada, explicando verbalmente as boas práticas de gestão de resíduos a cada feirante e esclarecendo dúvidas, juntamente com a entrega de um folheto informativo sobre as novas práticas de gestão de resíduos.

Faça acontecer! Conte connosco!

Caso Prático…

Na Feira de Aver-O-Mar (Póvoa de Varzim) foram sensibilizados feirantes e visitantes. São recolhidos seletivamente os resíduos que têm como destino a reciclagem e, consequentemente, esses resíduos são desviados de deposição em aterro ou incineração. Há redução de custos operacionais, uma sensação de bem-estar da comunidade através da alteração de comportamentos, que agora são mais amigos do ambiente. A feira é reconhecida com o selo de amiga do ambiente o que lhe confere protagonismo e notoriedade.

O Projeto "Feira Limpa, Compras com Gosto” pode ser customizado e adaptado às caraterísticas de cada feira, em função do número de feirantes e de visitantes, da área envolvente, da tipologia e quantidade de resíduos produzidos, entre outras.

Será assim mais um projeto a ter em consideração e que pode ser replicado no seu país. A LIPOR e a sua equipa especializada de consultores têm todas as ferramentas e know-how para mudar os hábitos da população, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi