O projeto de recolha seletiva porta-a-porta


Recolha Porta-a-Porta Residencial

O Projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta é balizado pelos objetivos estratégicos, quer da LIPOR, quer dos Municípios, e nos quais se insere a implementação de um sistema enquanto medida potenciadora do incremento dos quantitativos recolhidos seletivamente e tendo em vista o cumprimento das metas de definidas no plano nacional de gestão de resíduos como a meta de preparação para reutilização e reciclagem e de retoma com origem em recolhas seletivas, este projeto torna-se crucial.

No ano 2019 a LIPOR, em articulação com os seus Municípios Associados, concluiu a primeira fase de implementação do projeto de recolha seletiva Porta-a-Porta no setor residencial, abrangendo assim todos os municípios da área de influência da LIPOR.

Pelos ótimos resultados e para que a comunidade se torne uma sociedade com um papel mais ativo e sustentável, a LIPOR, em articulação com os Municípios, continuará a fomentar a dinamização da recolha seletiva Porta-a-Porta de várias frações (papel/cartão, embalagens de plástico/metal e de vidro, biorresíduos e lixo). Nesse sentido, dinamizada em estreita colaboração com os Municípios, no último trimestre do ano 2019 iniciou-se uma nova fase, de alargamento, para criação de novos circuitos de recolha ou reforço dos já existentes. A implementação continua a ser suportada na campanha "Reciclar é Dar +”, baseada numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, também porta-a-porta, pela qual são transmitidas as vantagens individuais e sociais de adesão, tais como a proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade.

No decorrer do ano 2019 foram integrados 4.226 novos clientes no projeto de recolha seletiva porta-a-porta no setor residencial, sendo que, a este nível o serviço abrange 67.493 alojamentos, correspondente a 14% dos alojamentos da área geográfica da LIPOR. Destes, 8.143 alojamentos estão também servidos com recolha seletiva porta-a-porta de resíduos alimentares.

 
Recolha Porta-a-Porta Não Residencial

À semelhança do projeto Porta-a-Porta Residencial, a LIPOR promove também o Projeto Porta-A-Porta no setor Não Residencial, direcionada a entidades do setor público ou privado de comércio e serviços através dos projetos "Reciclar é Dar+” e/ou "Aqui Separamos com o Coração”.

Em 2019, o Município de Vila do Conde criou um circuito dedicado para este setor com a angariação de novos clientes através de um contacto porta-a-porta. O mote da campanha de sensibilização foi "Aqui Separamos com o Coração”.

De salientar que, os diversos Municípios da LIPOR, oportunamente têm reforçado e consolidado os seus circuitos através de angariação de novos clientes para os circuitos de recolha de biorresíduos (RUB). No setor não residencial a recolha porta-a-porta de RUB já serve 2.024 estabelecimentos.

Estes são apenas dois exemplos de projetos inovadores que a LIPOR tem ao dispor a nível nacional e internacional. Contacte-nos para mais informações.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi