O Sistema de Gestão da LIPOR e suas Certificações



"Melhoria Contínua” é um princípio estratégico da LIPOR.

Desde cedo, a LIPOR incorporou esta prática, tornando-a corrente e transversal a toda a Organização. Esta é a forma de crescer continuamente, de melhorar a eficiência e a performance anualmente, de obter resultados cada vez mais ambiciosos e positivos.

A certificação dos Sistemas de Gestão na LIPOR está intimamente relacionada com este princípio de melhoria contínua.

A LIPOR foi a primeira entidade nacional do setor de gestão de resíduos, à data de 2002, a obter a certificação pelos Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiente nas suas unidades fabris.

Desde então, o compromisso tem vindo a ser fortalecido gradualmente, contando hoje a LIPOR com a certificação de acordo com 6 normativos diferentes, o que reflete bem os elevados padrões e compromisso do Conselho de Administração e de todo o corpo Técnico da LIPOR num objetivo comum, de oferecer cada vez mais o melhor serviço publico aos stakeholders com os quais se relaciona.

Esta é mais uma área de expertise LIPOR que está ao dispor de Clientes e Mercados Internacionais. A LIPOR oferece os seus consultores, o seu conhecimento e a sua experiência, ajudando-o a definir uma estratégia que lhe permita a obtenção do reconhecimento da qualidade de serviço que presta.

Contacte-nos. Teremos muito gosto em ajudar! A garantia de Qualidade está assegurada!


O reconhecimento externo é sempre uma motivação para fazer mais e melhor, pelo que importa referir, a título de exemplo, alguns dos prémios e feitos LIPOR de referência.

Desde 2014, a LIPOR tem sido vencedora sectorial na categoria das médias empresas, Sector Público, no Prémio Excelência no Trabalho, desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o INDEG-ISCTE.

Em 2019, foi nomeação na categoria da Responsabilidade Social e Ambiente, na edição 2019 dos Prémios Marketeer e em 2018 foi reconhecida com o 1º prémio "Excelência no Sistema de Melhoria Contínua” na categoria PMEs, na 7ª Edição do Prémio Kaizen Lean, promovidos pelo Kaizen Institute, que distingue as entidades nacionais que se destacam pelas iniciativas e resultados na melhoria contínua dos seus sistemas e operações.

Em 2016, obteve uma Menção Honrosa no "Prémio para Equipas de Melhoria” da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade) com o projeto KAIZEN e em 2015 obteve o selo "Qualidade do Serviço em Gestão dos Resíduos Urbanos”.

Na LIPOR valorizamos a melhoria contínua no desempenho das nossas atividades. Nesta premissa, garantimos a certificação de Sistemas de Gestão nos diferentes âmbitos: formativo, ambiental, energético, qualidade, condições de segurança, higiene e saúde para todos os Colaboradores nos diferentes postos de trabalho.

Na nossa Estratégia e Política estão claramente refletidos os padrões e o comprometimento do Conselho de Administração relativamente à garantia da qualidade, à prevenção da poluição, à proteção e defesa do ambiente, nomeadamente no aumento da eficiência energética, à gestão da segurança e saúde no trabalho, à responsabilidade social e à investigação, desenvolvimento e inovação.

A LIPOR tem implementados e certificados desde 2002, os Sistemas de Gestão Qualidade e Ambiente segundo os referenciais de cada norma, bem como o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho da LIPOR certificado segundo a norma OHSAS 18001:2007, sendo que foi trabalhada a migração da norma OHSAS 18001:2007 para a ISO 45001:2018 de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacionais.

Durante o ano de 2014, a Lipor procedeu à implementação de um Sistema de Gestão de Energia, segundo o Referencial Normativo ISO 50001, em todas as atividades da Lipor no Pólo de Baguim do Monte/ Ermesinde.

Esta renovação da certificação e migração da norma, decorre da continuidade que a LIPOR quer levar a cabo na implementação das novas normas para obtenção dos certificados.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi