Prevenção de Resíduos… a nossa Prioridade!



A Prevenção de Resíduos constitui uma área de atuação obrigatória à luz da legislação Europeia e Nacional, sendo fundamental para a transição para uma economia circular e de baixo carbono. Deste modo, a LIPOR assume a Prevenção como o pilar fundamental do seu modelo circular de gestão de resíduos. 

A Estratégia de Prevenção de Resíduos da LIPOR traduz-se na promoção de ações que visam a redução quantitativa e qualitativa dos resíduos e respetivos impactes no Ambiente e na Saúde. Atualmente, nesta Estratégia privilegiamos duas áreas fundamentais, a Circularidade dos Biorresíduos e a Reutilização e Recuperação de Materiais. A Estratégia corporiza-se no Plano Anual de Atividades de Prevenção da LIPOR, que abrange os resíduos urbanos em geral, com especial enfoque em fluxos prioritários, como os biorresíduos, os têxteis e os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. Em estreita colaboração com os Municípios Associados, tem por base a criação de Parcerias com entidades cujo trabalho impacta na Prevenção de Resíduos na área LIPOR. Suporta-se ainda nos eixos da Educação e Sensibilização, da Capacitação, da Comunicação e Envolvimento da Comunidade, da Recolha de Dados e Monitorização de Indicadores, conforme espelhado na área Redução e Reutilização do Observatório de Resíduos da LIPOR e, também, da promoção da Produção de Conhecimento.

A Prevenção de Resíduos é um dos pilares basilares de uma Estratégia Sustentável de Gestão de Resíduos. A LIPOR dispõe de uma equipa técnica altamente profissional que está ao seu dispor para elaborar o Plano de Prevenção que precisa para a sua região ou País.

Contacte-nos e não perca mais tempo!
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi