Repair Café


O Evento Repair Café, é um evento gratuito, desenvolvido com o objetivo de envolver a Comunidade para a reutilização e recuperação de objetos do quotidiano. Teve a sua origem na Holanda em 2009 e desde então espalhou-se por todo o Mundo.

Entre 2019 e 2020 a LIPOR organizou 9 eventos Repair Café com a colaboração de alguns parceiros, tais como, a FEUP, o ISEP e o CENFIM. De referir, que estes 9 eventos contaram com um total de 119 Voluntários que se propuseram a reparar equipamentos, tendo no total reparado e recuperado 108 Equipamentos de Resíduos Elétricos e Eletrónicos.

Estes eventos são organizados e promovidos por Voluntários e o público-alvo é a comunidade em geral. Por norma, há associado a este movimento uma entidade que lidera e se mobiliza para a ação, motivando a realização de sessões específicas. A partilha de conhecimento entre os voluntários e a comunidade, tal como a interação social entre pessoas de diferentes contextos, promove o fortalecimento de laços entre os seus elementos e capacita cada vez mais pessoas para esta tão nobre tarefa.

É fundamental que cada vez mais pessoas tenham consciência do elevado impacto ambiental que provocam pelo estilo de vida quotidiano. A consciencialização da Comunidade para a importância do seu papel na gestão dos resíduos, ganha uma relevância enorme, sendo por isso vital o desenvolvimento de iniciativas em que se comuniquem conceitos associados à economia circular, com o foco nas mais valias do aumento do tempo de vida útil dos objetos do quotidiano.

A Lipor pretende ser um facilitador na realização de Eventos Repair Café, colaborando na implementação do conceito e no desenvolvimento da dinâmica nas Comunidades que se mostrarem interessadas. Os resultados da monitorização dos Eventos são partilhados com os parceiros e contabilizados para os totais de Redução e Reutilização, disponibilizados a nível nacional pela Circular Economy Portugal e também no Observatório de Resíduos da LIPOR.

Gostava de implementar uma estratégia semelhante em que o mote seria a promoção da reutilização e a reparação de bens e equipamentos? Contacte-nos e saiba mais detalhes.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi