Trabalhamos por um turismo mais sustentável


O crescimento da atividade turística consiste num dos fenómenos económicos e sociais mais marcantes do último século, com um crescimento médio superior ao da economia mundial no período pré-pandemia. Esmoreceu nos últimos 2 anos, mas prevê-se que cresça rapidamente nos próximos anos.

O impacto socioeconómico do turismo é extraordinário nas cidades, mas traz ao mesmo tempo um conjunto de externalidades negativas, incluindo altos níveis de consumo de recursos e produção de resíduos. Em comparação com outras cidades, as cidades turísticas enfrentam desafios adicionais relacionados com a prevenção e gestão de resíduos, quer a nível de recolha e tratamento, quer a nível de destino final, à sazonalidade do fluxo turístico e à especificidade da indústria do turismo e dos turistas como produtores de resíduos.

Este é um desafio de cidades, regiões ou países desenvolvidos, mas também de países em desenvolvimento, onde o turismo tem crescido significativamente e, muitas vezes, sem haver um plano de resposta adequado à dimensão e realidade local.

Naturalmente, surgem oportunidades para as partes interessadas, que não devem ser menosprezadas e todas as partes devem assumir a sua responsabilidade e papel no que respeita à gestão de resíduos, contribuindo para a solução de um problema que se perspetiva uma oportunidade.

A LIPOR através de consultoria técnica e especializada apoia os seus Clientes na criação de respostas a esses desafios e no desenvolvimento de estratégias que visem: reduzir a quantidade de produção de resíduos urbanos, incentivar a reutilização, promover a recolha seletiva e reciclagem, e garantindo o destino final mais adequado dos resíduos produzidos nas cidades turísticas.

Assim investe-se na adoção de um modelo circular em que o lixo é considerado como recurso e reintegrado no fluxo urbano.

O objetivo é desenvolver estratégias de gestão e prevenção de resíduos eco inovadoras, a fim de reduzir a produção de resíduos urbanos e otimizar a gestão resíduos municipais.
Os consultores LIPOR estão disponíveis para trabalhar com autoridades nacionais e regionais, com unidades hoteleiras, com a população e demais instituições locais no desenho de soluções à medida, soluções de gestão de resíduos que agregam valor para todas as partes interessadas e para a comunidade.

Trabalhar projetos locais, impulsionado a recolha seletiva, a deposição e diferenciação de materiais e fluxos na fonte, através de recurso a meios de deposição seletiva adequados, estimulando a participação da comunidade, envolvendo-a, e desenvolvendo projetos de valorização e transformação de resíduos no local, é uma forma de desenvolvimento local, social e económico, de bem-estar e de melhores condições de vida.

Aliar projetos de compostagem à escala doméstica e comunitária e ainda de agricultura biológica a projetos turísticos, impulsionando ações de proteção ambiental, recuperação e bom uso de solos, estimulando negócios locais e inclusivos é ser parte integrante e responsável de um Projeto sustentável, vindouro e altamente social.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi