Uma solução de deposição de resíduos - conheça o modelo de ecocentro da LIPOR



A estratégia de gestão de resíduos da Lipor, pressupõe o investimento em esquemas de a recolha seletiva de resíduos.

Para que a deposição seletiva de resíduos seja uma realidade é fundamental criar condições para que o Cidadão, independentemente do resíduo, o possa depositar num local que garanta que este seja incorporado em processos de tratamento, cumprindo as exigências legais e permitindo a sua máxima valorização, quer através da reutilização e/ou reparação, quer através da reciclagem.

Os Ecocentros são pontos de deposição criados nas cidades, especialmente preparados para receber Plásticos não embalagem, Papel/Cartão, Madeiras, Monstros Metálicos e não Metálicos, Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, Resíduos verdes e Resíduos Especiais, como Pilhas, Baterias, Óleos, etc.

A origem dos resíduos deverá ser doméstica e/ou de empresas produtoras de resíduos similares ou equiparados a urbanos.

Os Ecocentros poderão ainda ser utilizados pelos serviços municipais para concentrar os fluxos recebidos, quando recolhidos de forma planeada, como por exemplo, a recolha de Monstros ou resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Em cada Ecocentro, mediante critérios pré-definidos, são definidos os materiais alvo de recolha/ deposição, existindo um regulamento próprio em cada infraestrutura onde estão designadas as regras de utilização do espaço.

Mais recentemente, a Lipor desenvolveu um projeto em parceria com os seus municípios, Cofinanciado pelo Poseur, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo de Coesão, que permite recolher um conjunto de resíduos que tradicionalmente não são recolhidos através dos contentores de via pública e dos utilizados no serviço de recolha seletiva Porta a Porta.

Trata-se de uma solução móvel, que permite liberdade de deslocação aos equipamentos, maior rotatividade de presença em diversos e variados locais, chegando a locais que outrora não seria possível instalar equipamentos de deposição seletiva pelas mais diversas razões.

Foi adquirido um conjunto de Ecocentros móveis e Eco-Módulos.

O Ecocentro móvel permite introduzir um novo modelo de recolha, através de um equipamento de pequena, média ou grandes dimensões, transportado através de um camião com sistema de amplirol ou através de reboque. Possui um conjunto de contentores na estrutura do Ecocentro móvel, preparados para rececionar diferentes tipos de resíduos como por exemplo, pilhas, lâmpadas, Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, CDs/DVDs, entre outros, que não poderiam ser depositados nos contentores que habitualmente estão na via pública e cuja única alternativa para uma correta deposição obrigaria o munícipe a deslocar-se ao Ecocentro do município, que pode ficar a alguns bons quilómetros de distância.

Já no caso dos Eco-módulos, estes são constituídos por um conjunto de módulos, tipo lego, que podem ser colocados nas casas do lixo, por exemplo, permitindo aos moradores fazerem a separação adequada dos resíduos sem terem de sair do prédio.

O Ecocentro móvel, é uma solução que complementa os tradicionais Ecocentros, podendo ser colocados em diferentes locais do município por tempo indeterminado, e ainda ter inerente uma comunicação que permite sensibilizar o munícipe para quais são os resíduos que podem ou não ser depositados no Ecocentro móvel.
Esta é apenas uma das soluções de deposição seletiva que a Lipor oferece!

Os consultores Lipor ajudam-no a encontrar as melhores soluções de deposição seletiva adaptadas à sua realidade local.

Teremos muito gosto em o ajudar!

Contacte-nos em: www.lipor.pt/pt/lipor-internacional/contactos/
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi