“É necessário lavar as embalagens antes de as colocarmos no ecoponto”

a a a

Lavar ou não lavar as embalagens: Eis a questão! Esta é uma dúvida muito comum que iremos esclarecer para que não lhe restem dúvidas!

Não é necessário lavar as embalagens. Estas vão passar por vários tratamentos desde que chegam à Indústria recicladora e até serem transformadas em novos materiais. Desta forma, ao lavar as embalagens estará, por um lado a gastar água, recurso muito precioso e cada vez mais escasso, e por outro lado a perder tempo e dinheiro, já que as embalagens irão sofrer entre outros processos, um processo de lavagem ao chegarem à Indústria recicladora. Devem apenas ser escorridas de todo o seu conteúdo e enxaguadas, se for caso disso, apenas para evitar maus cheiros quando armazenadas em casa.

As embalagens devem ser espalmadas sempre que possível. Desta forma, para além de ocuparem menos espaço em casa e diminuírem o número de deslocações ao ecoponto, também se reduz o volume que vão ocupar no contentor diminuindo os custos e a poluição provocada pelo transporte e armazenamento desses materiais.
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros