O que acontece ao Papel e Cartão depois de ser colocado no Ecoponto Azul

a a a

O papel que acabou de separar e colocar no ecoponto, ecocentro ou noutra infraestrutura de recolha seletiva (ex.: porta-à-porta ou circuito de recolha específico) segue agora para o Centro de Triagem (no caso da Lipor) onde será submetido a uma separação mais refinada, enfardado e enviado para a indústria recicladora, onde se dará o processo de transformação em papel novo.

A reciclagem do papel é conseguida através do aproveitamento das fibras de celulose existentes nos papéis usados. O papel pode ser fabricado exclusivamente com fibras secundárias (papel 100% reciclado) ou ter a incorporação de pasta para papel. As fibras apenas podem ser recicladas cinco a sete vezes, pelo que a obtenção de papel reciclado por vezes implica adicionar alguma quantidade de pasta de papel virgem para substituir fibras degradadas.

Depois de feita a pasta, esta dá entrada na máquina de papel, para ser transformada em folhas, que darão origem aos mais variados produtos, como por exemplo guardanapos e papel higiénico.

Assim, quanto mais papel/cartão encaminharmos para reciclagem, mais garantimos que o mesmo poderá vir a ser integrado no processo de fabrico de papel novo (reciclado) e a correta separação deste tipo de material é fundamental para o sucesso de todo o processo.

Vantagens da reciclagem de papel

As maiores vantagens da reciclagem de papel são a diminuição de resíduos urbanos e a economia de recursos naturais. A reciclagem permite evitar que estes resíduos acabem em centrais de valorização energética (incineradoras) e nos casos em que estas centrais não existem, libertar espaço nos aterros para outros materiais e produtos não recicláveis.

Também a nível energético este processo é benéfico, dado consumir menos água e energia (240 kw/h por tonelada de fibra secundária contra 1000 kw/h por tonelada de fibra virgem).

Como vê, o seu gesto é fundamental para que todo o processo resulte. Continue a separar corretamente o seu papel/cartão e a contribuir para este sucesso!

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros