O que acontece às EMBALAGENS DE PLÁSTICO/METAL depois de serem colocadas no ECOPONTO AMARELO?

a a a

As embalagens têm uma grande importância no nosso quotidiano e nas escolhas que fazemos em relação aos produtos de que necessitamos. A embalagem não é apenas um simples recipiente que acondiciona um determinado produto.

Para além de facilitarem a logística no transporte e armazenamento, protegendo os produtos, as embalagens garantem ainda condições de higiene e conservação adequadas e permitem aos consumidores ter acesso a diferentes unidades de medida.

As embalagens encontram-se em evolução constante, de forma a responder eficazmente às exigências de todos os intervenientes, ao longo do seu ciclo de vida.

Por outro lado, têm uma função informativa e promocional, facilitando a decisão de compra. Porém, nem sempre assim foi.

O conceito atual de embalagem resultou da necessidade de ajustar os métodos de distribuição a partir dos anos 70, devido à crescente concentração populacional nos centros urbanos.

Assim, depois de utilizadas, separadas e colocadas no ecoponto, ecocentro ou noutra infraestrutura de recolha seletiva (ex.: porta-à-porta ou circuito de recolha específico) seguem para o Centro de Triagem (no caso da Lipor) onde serão submetidas a uma separação mais refinada, enfardadas e enviado para a indústria recicladora, onde se dará o processo de transformação em novos materiais.

O caso do plástico é verdadeiramente surpreendente, tal a diversidade de objetos que são produzidos a partir da sua reciclagem. Algo tão simples como um frasco de detergente de roupa pode vir a transformar-se em vasos, tubos para canalização, mesas de jardim ou fibra de enchimento para blusões. Uma garrafa de água pode dar origem a fibra para indústria têxtil, sendo transformada em malha polar para t-shirts e camisolas.

No caso dos metais, o aço e o alumínio reciclados dão origem a peças de uso comum, como os bicos do fogão e de esquentador. O seu automóvel provavelmente terá muitas peças produzidas graças às latas de conserva que colocou no ecoponto!

Assim, quanto mais embalagens de Plástico/Metal encaminharmos para reciclagem, mais garantimos que as mesmas poderão vir a ser integradas no processo de fabrico de novos materiais e a correta separação deste tipo de material é fundamental para o sucesso de todo o processo.

E não se esqueça: Plástico/Metal é SEMPRE no ecoponto AMARELO!
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros