Porque é que nem todo o papel/cartão pode ser reciclado?

a a a
Muito simples: Porque o papel e cartão para serem reciclados deverão manter inalteradas as suas propriedades originais!
 
O papel e cartão, pela sua natureza, são absorventes (em maior ou menor escala). Desta forma, quando em contacto com outros produtos (especialmente líquidos) têm tendência a absorve-los, o que leva a que as suas propriedades fiquem alteradas. Por este motivo, não é possível reciclar papel sujo com gordura, embalagens de cartão com gordura (ex. caixas de pizza), papel de cozinha, lenços de papel e guardanapos sujos, etc.
 
Por outro lado, papéis plastificados, papéis autocolantes, sacos de cimento, toalhetes e fraldas por estarem em contacto com outras substâncias ou por lhe terem sido incorporados outros produtos (como é o caso da plastificação) não podem ser reciclados juntamente com o restante papel/cartão. Estes tipos de papel deverão ser encaminhados para a fração indiferenciada dos resíduos, vulgo "lixo”, para que tenham o correto encaminhamento a dar a este tipo de material e desta forma não contaminem o papel/cartão limpos.
 
Se cumprirmos este simples procedimento, será possível encaminhar muito mais papel/cartão para reciclagem e desta forma contribuir para a poupança de recursos naturais e energia.
 
Como vê, estamos sempre a provar-lhe que, para além de simples e fácil, o seu gesto é de uma importância sem igual!
Recapitulando: Papel/Cartão limpo é SEMPRE no ecoponto AZUL!
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros