Resíduos Recicláveis que não podem ser colocados nos Ecopontos: Baterias

a a a

Embora os ecopontos estejam equipados com um contentor para colocação de pilhas (vermelho), não é possível colocar no mesmo as baterias de maiores dimensões.

Este tipo de material deverá ser colocado nos ecocentros que estejam preparados para os receber (deverá consultar as listas de materiais aceites em cada ecocentro).

Com este gesto estará a contribuir para a reciclagem ao mesmo tempo que evita a poluição ambiental. O tempo de degradação de uma pilha ou bateria pode variar entre 100 a 500 anos porém, o tempo de decomposição dos metais pesados usados em pilhas e baterias é infinito!

Uma forma de ajudar ultrapassar esta questão é trocar as pilhas e baterias comuns pelas recarregáveis, que, por não serem descartáveis, gastam menos energia para serem fabricadas e liberam menos poluição para a atmosfera. Mas lembre-se: o carregador é um aparelho de bateria interna, portanto, não deve ser colocado no lixo comum.

Assim, todo este tipo de material deverá ser entregue nos ecocentros que os recebam de forma a dar-lhes o destino final mais correto!


voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros