Sabia que o vidro demora até 1 milhão de anos a decompor-se na natureza?

a a a

É mesmo verdade! O vidro é o material que mais tempo leva a ser novamente absorvido pela natureza, mesmo sendo produzido com elementos naturais, como a sílica, presente na areia das praias. Isto explica-se porque a composição do vidro faz com que ele seja extremamente resistente às alterações climáticas.

A decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos – muito mais tempo que objetos fabricados com alumínio ou plástico (os plásticos em geral podem levar até 500 anos, sendo que alguns nunca se chegam a decompor; as latas de alumínio mais de 200 anos). Considerando que o vidro é uma descoberta "recente” (cerca de 6 mil anos atrás), estima-se que muitos dos primeiros fragmentos deste material ainda não tenham sido reabsorvidos por completo pela natureza.

Tome Nota...

O tempo estimado de decomposição dos materiais despejados na natureza varia com a sua composição. Assim, o papel leva 3 a 6 meses a decompor-se; os tecidos de fibras naturais de 6 meses a 1 ano; as linhas de nylon mais de 650 anos; as fraldas descartáveis cerca de 450 anos; os plásticos em geral podem levar até 500 anos, sendo que alguns nunca se chegam a decompor; as latas de alumínio mais de 200 anos; a madeira pintada leva mais de 15 anos; o vidro até um milhão de anos; e o tempo de decomposição da borracha é ainda indeterminado.

Esta é mais uma forte razão para colocar o vidro no ecoponto verde: desta forma está a garantir que o mesmo volta a entrar no processo de fabrico de novos materiais e não fica perdido e sem utilidade na natureza.

Assim, já sabe: EMBALAGENS DE VIDRO sempre no ECOPONTO VERDE!


voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros