“Separar os resíduos reduz as emissões de CO2 para a atmosfera”

a a a
As alterações climáticas  são hoje consideradas  como  um  dos maiores  desafios  globais. Ganhar este desafio exige que empresas e cidadãos alterem atitudes e comportamentos, no sentido de reduzirem as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE ou carbono).
O sector dos resíduos, em Portugal, representa cerca de 10% das emissões de GEE e é, a par do sector agrícola, o que mais tem contribuído para a redução do balanço nacional de emissões. É na diferenciação da gestão e valorização dos resíduos que estão as maiores reduções de emissões de carbono, em particular emissões de metano (CH4).
 
A Estratégia Lipor 2M – menos Resíduos, menos Carbono materializa a resposta voluntária da Lipor no combate às alterações climáticas.

Um cidadão que se empenhe na prevenção da produção e na reutilização de resíduos, ao mesmo tempo que aumenta a taxa de separação de resíduos recicláveis, reduz substancialmente o balanço de emissões de carbono associado à gestão de Resíduos Urbanos (RU), uma vez que minimiza o recurso às opções de gestão que induzem maiores níveis de emissões (deposição em aterro e incineração). Esta atitude, se adotada por todos os cidadãos, permitirá à Lipor não apenas alcançar mas superar as suas metas de redução de emissões de GEE.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros