Vantagens da reciclagem de embalagens de Plástico/Metal

a a a

As maiores vantagens da reciclagem de embalagens são a diminuição de resíduos urbanos e a economia de recursos naturais. A reciclagem permite evitar que estes resíduos acabem em centrais de valorização energética (incineradoras) e nos casos em que estas centrais não existem, libertar espaço nos aterros para outros materiais e produtos não recicláveis.

Também a nível energético este processo é benéfico, dado que economiza petróleo (1 tonelada de plástico permite economizar 130 Kg de petróleo), energia (Com a reciclagem de uma lata de alumínio economiza-se a energia suficiente para manter ligada uma televisão durante três horas), evita o abate de árvores (1 tonelada de embalagens cartonadas para líquidos alimentares – Tetra Pack – permite evitar o abate de 20 árvores), e reduzir o consumo de água. Ao ser transformado em fibra para indústria têxtil, permite economizar fibras virgens.

Como vê, o seu gesto é fundamental para que todo o processo resulte. Continue a separar corretamente as suas embalagens de Plástico/Metal e a contribuir para este sucesso!

Assim, quanto mais embalagens de Plástico/Metal encaminharmos para reciclagem, mais garantimos que as mesmas poderão vir a ser integradas no processo de fabrico de novos materiais e a correta separação deste tipo de material é fundamental para o sucesso de todo o processo.

E não se esqueça: Plástico/Metal é SEMPRE no ecoponto AMARELO!


voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros