02 Jun

A Câmara Municipal de Matosinhos e a LIPOR implementaram o projeto Dose Certa no Restaurante Mercado

A Câmara Municipal de Matosinhos e a LIPOR implementaram o projeto Dose Certa no Restaurante Mercado localizado no Mercado Municipal de Matosinhos.

Este projeto foi complementado com o levantamento das práticas circulares que o espaço adotou desde a sua génese! O conceito é muito simples: consumir a maioria dos bens a partir do próprio Mercado Municipal e aproximar o consumidor à dinâmica do espaço e à cultura e tradição de Matosinhos!

O Dose Certa é implementado em restaurantes e em cantinas (escolares/universitárias e empresariais). O que se pretende é avaliar o potencial de redução do desperdício de alimentos, durante a sua confeção e/ou que são deixados no prato do cliente, e criar um "menu sustentável”. As práticas de compra, confeção, empratamento e de encaminhamento de resíduos são analisadas e, se necessário, são sugeridas ações de melhoria e de comunicação/sensibilização ou reconhecidas as boas práticas!

Todo o projeto conta com a parceria da Associação Portuguesa de Nutrição para a sensibilização e formação dos técnicos para hábitos alimentares mais sustentáveis. Envolver as equipas nas pesagens do desperdício alimentar e dos resíduos alimentares é uma ferramenta de envolvimento e de compromisso essencial para a perceção do problema. 

Pela primeira vez, a circularidade ao nível da restauração é analisada e divulgada!

Do trabalho que tem sido realizado no âmbito deste projeto, foi já possível retirar algumas conclusões e dados importantes:

Por cada refeição servida, são desperdiçados 80 gramas!
A interação com o cliente, desde o ouvir a aconselhar, é uma estratégia simples e eficaz para a mudança de comportamentos. É este o lema do restaurante Mercado!
A compra de bens é maioritariamente feita no Mercado Municipal, como forma de promover o consumo local e de proximidade.
O conceito "Do Mercado para a Mesa” é um exemplo de economia circular e de aproximação entre o comércio local e o próprio consumidor. É também o dar a conhecer a cultura e as tradições do Município de Matosinhos!
O conceito deste espaço tem na sua génese a sustentabilidade e a circularidade. Isto é visível através de ações como a correta gestão de resíduos; a sensibilização para a problemática do lixo marinho (o mar é a principal fonte de alimento deste espaço); a sensibilização para o upcycling (reutilizando materiais do mar) e; dando a conhecer produtos nacionais reinventando-os!

Em Matosinhos temos 8 estabelecimentos com o Reconhecimento Dose Certa:




Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi