20 Jan

Compostagem Caseira - O nosso contributo na reciclagem dos Biorresíduos


Na LIPOR, com a promoção da Compostagem Caseira, pretendemos fomentar a diminuição dos resíduos orgânicos recolhidos, reduzindo impacte ambiental e melhorando a qualidade de vida da população abrangida. De modo a perceber melhor o impacto deste projeto e aferir a quantidade de resíduos alimentares, que cada participante da compostagem caseira desvia para o seu compostor, foi lançado mais um inquérito ao peso do balde.

Neste inquérito obtiveram-se 270 respostas, verificando-se uma média de 1,5 kg de resíduos alimentares/balde/participante. Em média cada pessoa coloca no seu compostor cerca de 3 baldes com resíduos alimentares/semana.

Com os 15 818 compostores implementados (dados a 2020) nos 8 municípios Lipor, a compostagem caseira permite desviar do circuito de gestão de resíduos cerca de 3970 t/ano de resíduos alimentares. Isto corresponde a 833,7 t de emissões CO2eq que foram evitadas.

O contributo dos participantes na compostagem caseira é fundamental para este inquérito, e para a continuidade do projeto, pelo que agradecemos a todos o contributo.

Compostagem Caseira, dê vida a esta ideia!

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi