17 Jun

LIPOR participa no webinar do projeto URBIOFIN, financiado pela BBI (Biobased Industries Joint Undertaking)

O projeto URBIOFIN (www.urbiofin.eu/) tem como principal objetivo avaliar a viabilidade técnico-económica e ambiental da utilização de uma biorrefinaria integrada para a transformação da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos (RSU) em novos bioprodutos comercializáveis, como blocos de construção químicos, biopolímeros e aditivos.
As biorrefinarias, à semelhança das refinarias de petróleo, permitem a transformação dos biorresíduos em diversos materiais, que podem ser usados para a produção de biocombustíveis, bioplásticos e biofertilizantes.

Este projeto tem um investimento de 15 milhões de euros, financiados pela Bio Based Industries Joint Undertaking (BBI JU) - Horizonte 2020.

Neste projeto coordenado pela empresa espanhola IMECAL e onde estão envolvidas entidades como a URBASER, a Novozymes, a Universidade de Wageningen e a Universidade de Valladolid, entre outros, o futuro dos biorresíduos está a ser delineado de forma a retirar dos biorresíduos o seu total potencial, não se focando somente nas soluções energéticas, mas antes pelo contrário focando-se em soluções que produzem materiais de alto valor económico e ambiental.

A LIPOR foi convidada a apresentar a sua visão para a gestão dos biorresíduos e a sua transformação em bioprodutos mostrando total consonância com o projeto ainda em desenvolvimento.

O futuro dos biorresíduos já chegou e a LIPOR participa na sua construção.