17 Jun

Mês de Maio? Foi o mês de celebrar o Lado B da LIPOR

Promovemos a Biodiversidade. Este esse o nosso lado B… o Lado que quisermos partilhar com a comunidade.

Atualmente é cada vez mais premente refletirmos em conjunto qual o impacto das nossas atividades diárias sobre a biodiversidade e, assim, desenvolver estratégias de minimização e/ou ações com vista à compensação desses mesmos impactos.

Como tal, foi estabelecida uma colaboração com o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos de modo a comemorar o dia Mundial dos Polinizadores e o dia Internacional da Diversidade Biológica, através da publicação de 4 artigos de divulgação científica, de forma alertar para a importância destes seres vivos nos ecossistemas.
Foi também realizada uma palestra dirigida a todos os colaboradores da LIPOR, com a participação do Professor Paulo Farinha Marques, intitulada "Biodiversidade à nossa Porta”, sensibilizando todos para o facto de podermos agir diariamente fora do local de trabalho.

Para todos os interessados na temática, foi dinamizada uma Formação "Promoção Espaços Verdes sustentáveis”, com os objetivos de reconhecer a importância da biodiversidade, melhorar a perceção em relação aos insetos e outros invertebrados, conhecer práticas de espaços verdes sustentáveis e aumentar a literacia ecológica.

Terminamos com o Dia Internacional da Biodiversidade, a 22 de maio, onde a LIPOR se juntou à iniciativa promovida pelo BCSD – Centro Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, o act4nature Portugal, alinhando os compromissos da Organização com os compromissos comuns deste Programa, visando debater sobre preservação da biodiversidade no mundo atual.

Para saber mais consulte: Guia de Práticas de Manutenção Sustentável de Florestas.