22 Jun

LIPOR e IPDJ juntos no combate ao Lixo Marinho

A LIPOR e o IPDJ apresentaram uma candidatura ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 - Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho e foi uma das 6 vencedoras, entre as 24 candidaturas apresentadas.

"HÁ RIO E MAR, HÁ LIXO PARA TRANSFORMAR” foi apresentado publicamente no dia 19 de junho, num evento de apresentação dos projetos de Prevenção e Sensibilização para a redução do lixo marinho, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Este projeto pretende desenvolver um conjunto de iniciativas e ferramentas que promovam intensa e continuadamente a Literacia do Oceano e a Proteção e Preservação do Mar integradas nos sistemas educativos, na informação aos cidadãos, na capacitação de técnicos ao nível administrativo e empresarial, com vista à adoção de melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria. Assume-se, pois, que o fortalecimento da educação e a consciencialização das populações são os fatores determinantes para o sucesso na prossecução de um Novo Rumo.

Este projeto, que agora se inicia, decorrerá até março de 2022, encontra-se alicerçado, sobretudo, no desenvolvimento de ações de Sensibilização para mudar atitudes e comportamentos, bem como iniciativas de Literacia, capacitando os diversos atores do processo para a adoção diária das melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria.