12 Nov

LIPOR integra o Guia de Boas Práticas do projeto Interreg Europe WINPOL


14 exemplos de "Utilização de dados e tecnologias para otimizar sistemas” e 12 "Modelos inovadores”. É isto que o projeto Interreg Europe WINPOL lhe oferece para descobrir, navegando no seu recém-publicado Guia de Boas Práticas. Esta publicação resume dois anos e meio intensos de experiência e partilha de conhecimento entre várias autoridades públicas europeias para melhorar suas estratégias de gestão de resíduos, promovendo o uso de equipamentos inteligentes e práticas relacionadas.

É uma ferramenta prática para cidades e regiões que procuram novas abordagens para minimizar a geração de resíduos e aumentar a eficiência de recursos. De forma ainda mais interessante, estas práticas também destacam que a inovação nem sempre tem que rimar com TIC ou "big data”. "Às vezes, uma velha caixa de papelão (como as utilizadas na Estíria para aumentar a reutilização de pequenos produtos) faz maravilhas e pode até obter resultados melhores do que uma aplicação informática!” comentou Francesco Lembo, Diretor Executivo da ACR +.

Estas Boas Práticas também podem ser consultadas online e fazem parte da base de dados Interreg Europe que reúne mais de mil soluções inspiradoras para melhorar as políticas regionais.

Outro marco da primeira fase do WINPOL é a elaboração de seis Planos de Ação locais. Para cada território visado pelo projeto, foram selecionadas duas ou três práticas do Guia de Boas Práticas e elaborado um plano de transferência para o contexto local. Assim será desenvolvida uma plataforma de monitorização de recolha de resíduos pelo Município de Heraklion (GR), após conhecer o DATACENTER de resíduos gerido pela LIPOR (PT) e o sistema de pesagem de recolha de resíduos utilizado pela EMULSA na cidade de Gijón (ES).

Leia o artigo completo aqui (em inglês).


Dê uma olhada no Guia de Boas Práticas WINPOL aqui (Guia em inglês).




Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi