06 Jan

LIPOR presente na reunião anual regional da Escola Azul Norte


Dos dias 16 e 17 de dezembro realizou-se a reunião anual regional Escola Azul Norte onde a LIPOR marcou presença como uma das entidades parceiras do projeto.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar, que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano. Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, aproximando-as do setor do mar, dos municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha.

Nesta reunião foram trocadas várias experiências por parte das instituições inscritas bem como as adaptações feitas, em tempo de pandemia, para a concretização das atividades planeadas mostrando a resiliência e a capacidade de inovação da comunidade envolvida.

Deixamos aqui um testemunho de uma das instituições que fez a partilha da sua experiência neste encontro e com a qual colaboramos diretamente:

"Durante o primeiro período do ano letivo de 2020/2021 o Colégio de Amorim candidatou-se a participar no projeto Escola Azul. A candidatura centra-se na problemática da excessiva utilização do plástico, pelo que o principal objetivo passa pela sua redução em 25% até ao final do ano letivo de 2021/2022.
Para isso, pensámos num conjunto de atividades onde a LIPOR é nossa parceira, como a colocação dos contentores amarelos em todas as salas do Colégio e em locais comuns específicos, mas também ações de sensibilização online que a LIPOR levou a cabo, aos alunos do Colégio, no final do mês de outubro.
Encontram-se programadas muitas outras atividades, com destaque para a criação de um peixe em metal e rede de pesca, onde a comunidade escolar poderá depositar todas as embalagens que não tenham sido colocadas nos contentores amarelos.”







Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi