17 Mar

LIPOR é caso de estudo da versão portuguesa dos “Indicadores de Transição Circular V2.0”, lançada pelo BCSD Portugal


A LIPOR levou a cabo um desafio do BCSD Portugal: sermos pioneiros na utilização de uma ferramenta de circularidade, a CTI TOOL – Circular Transition Indicators, desenvolvida pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e por 30 empresas-membro desta associação. Esta ferramenta distingue-se por ter sido desenvolvida por empresas, para empresas, ajudando-as de forma simples a medir o seu grau de circularidade, a definir objetivos de melhoria e a monitorizar o seu desempenho circular.

Como projeto piloto de experimentação da ferramenta CTI, a LIPOR avaliou o nível de circularidade do seu composto NUTRIMAIS. Uma vez que é um corretivo agrícola orgânico e não um fertilizante químico a aplicação regular em solos agrícolas de NUTRIMAIS resulta na manutenção ou aumento da fertilidade natural desses mesmos solos.

A versão portuguesa dos "Indicadores de Transição Circular V2.0” foi lançada pelo BCSD Portugal, e inclui indicadores dedicados à circularidade da água, indicadores de desempenho financeiro e ainda orientações para uma transição para a bioeconomia.
Para além do caso de estudo da LIPOR esta versão inclui mais dois casos de estudo de empresas do Grupo de Trabalho de Economia Circular do BCSD Portugal e que participaram neste projeto piloto de aplicação da ferramenta online da CTI, a Efacec e a Galp.

Confira aqui o caso de estudo da LIPOR.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi