31 Mar

Município de Valongo distribui 1.000 mini bags com identificador eletrónico


No âmbito da Recolha Seletiva de Resíduos Verdes, a LIPOR e os seus Municípios Associados promovem a recolha gratuita de resíduos verdes junto dos cidadãos, através de serviços gratuitos de recolha a pedido, porta-à-porta ou em sistemas de proximidade.

O Município de Valongo iniciou no passado dia 20 de março a distribuição gratuita no concelho de 1.000 mini bags com identificador eletrónico. A iniciativa destina-se a munícipes que residam em casa com jardim em zonas previamente identificadas e tem como objetivo incentivar os cidadãos a separar de forma simples e cómoda os seus resíduos de jardim, acondicionando-os no saco reutilizável, e a solicitar gratuitamente a recolha seletiva através do Serviço de Recolha a Pedido disponibilizado pelo Município.

Até final de 2020, o Município já tinha distribuído quase 2.500 mini bags sem identificador eletrónico pelos seus Munícipes residentes em casas com jardim e recolheu, só neste serviço de recolha a pedido, perto de 200 toneladas de resíduos verdes. Um aumento de 500% em relação ao início do projeto em 2017.

Estes novos equipamentos, tendo um identificador eletrónico RFID de ultra frequência, permitirão ao Município de Valongo efetuar a gestão e monitorização das recolhas de forma automatizada, suportada pelo Datacenter da LIPOR, possibilitando otimizar os serviços disponibilizados ao cidadão.

A recolha seletiva de resíduos verdes em Valongo permitiu encaminhar em 2020 mais de 2.300 toneladas de resíduos verdes para valorização orgânica, permitindo a sua transformação e a produção de um adubo natural de alta qualidade - o NUTRIMAIS.

Se vive em casa com jardim no Município de Valongo, participe na recolha seletiva de resíduos verdes agendando a sua recolha através do Serviço de Recolha a Pedido (contacto telefónico: 800 202 099) ou entregando nos Ecocentros.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi