07 Jul

Parceria de colaboração entre a LIPOR e o Centro Social Padre Ramos, com a parceria do Município de Matosinhos, culmina com a certificação Coração Verde

Por iniciativa voluntária, em maio de 2019, o Centro Social Padre Ramos contactou a LIPOR com o intuito de valorizar os resíduos produzidos e a otimizar as boas práticas de gestão de resíduos na instituição.

A preocupação do Centro Social Padre Ramos pela sustentabilidade ambiental era já uma realidade. Pela sua própria natureza, de instituição social, as práticas potenciadoras e promotoras de sustentabilidade ambiental, são parte intrínseca do dia-a-dia da vida no Centro Social. São, disto, exemplo as medidas adotadas quer na ala da 3ª Idade, como a reutilização de folhas antigas para rascunho ou de outros materiais para a criação de objetos úteis para o dia-a-dia (como frascos de vidro para colocação de lápis, caixas de sapatos para armazenamento de materiais) bem como a conceção e o desenvolvimento de atividades de estimulação cognitiva (como transformação de caixas de ovos ou de rolos de papel higiénico coloridos para correspondência de cores), celebração do dia do Ambiente, entre outros. Por sua vez, o Infantário, atento, preocupado e com uma responsabilidade educativa acrescida no âmbito da sustentabilidade ambiental tem implementado algumas medidas que refletem essa consciência, tais como: participação anual na Semana Europeia da Prevenção e práticas de reutilização e de prevenção de resíduos como Construção de sapateiras na creche reutilizando as recargas dos baldes herméticos das fraldas ou criação de um Banco de Batas (os ex-utentes podem doar batas a novos utentes), uso de cantil pelas crianças, entre outros.

Com o objetivo de melhorar a gestão de resíduos no Centro Social Padre Ramos, em maio de 2019 foi estabelecida uma parceria com a LIPOR, no âmbito do Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC). Esta parceria contou com o envolvimento da Câmara Municipal de Matosinhos, e da Rede Ambiente (entidade responsável pela recolha de resíduos no Município de Matosinhos), parceiros fundamentais para o sucesso do trabalho desenvolvido.

Esta parceria de colaboração tem permitido reforçar a participação ativa de todos os colaboradores e utentes na correta e eficiente gestão de resíduos, não somente através do estabelecimento de adequados circuitos de reciclagem, mas promotores de comportamentos sustentáveis, facilitadores da criação de modelos de gestão ambiental tendencialmente circulares, a nível individual e institucional.

Com a implementação das ações de melhoria, resultado da otimização dos processos de gestão ambiental e da aquisição e manutenção de boas práticas ambientais, nomeadamente no âmbito da correta gestão dos resíduos urbanos gerados nas suas instalações, o Centro Social Padre Ramos apresenta-se com práticas consistentes e uma equipa alinhada e comprometida com as alterações efetuadas na instituição. Encontram-se assim reunidas as condições para reconhecer o Centro Social Padre Ramos, com a entrega do Certificado "Coração Verde”.

Esta Certificação é apenas o início de um percurso que continuará com a presença assídua da equipa técnica do projeto, que manterá o nível de acompanhamento necessário para assegurar a renovação da Certificação, garantido assim a manutenção das boas práticas e de um ciclo contínuo de atividade sustentável com uma visão estratégica corporativamente responsável.

O Centro Social Padre Ramos apresenta-se como uma Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública de referência naquilo que toca ao respeito pelo ambiente, procurando em todas as suas ações diárias o caminho da sustentabilidade!

As ações no terreno, junto do Centro Social Padre Ramos tiveram início em maio de 2019 com visitas de diagnóstico, iniciando o processo de implementação e operacionalização do projeto em agosto de 2020, traduzindo-se nos seguintes indicadores:

  • Reorganização e criação de cerca de 20 pontos colocados em zonas estratégicas para acolhimento das frações recicláveis (papel/cartão, embalagens de plástico/metal e vidro, quando aplicável), o que se traduziu na disponibilização de cerca de 35 equipamentos de deposição seletiva;
  • Eliminação de cerca de 8 pontos de equipamentos excedentes que se encontravam destinados ao acolhimento da fração lixo;
  • Realização de ações de sensibilização dirigidas às equipas técnicas (equipas de limpeza e equipas da cozinha) contabilizando cerca de 80 colaboradores;
  • Cerca de 24 horas de trabalho de intervenção direta (diagnóstico, implementação e monitorização);
  • Participação na edição de 2020 da Semana Europeia de Prevenção;
  • Adoção de práticas generalizadas de prevenção da produção de resíduos, minimizando desta forma o impacto ambiental associado à atividade institucional.

Neste processo destacamos o papel relevante que a Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a prestar nesta intervenção, nomeadamente ao nível logístico, de serviço de recolha dos resíduos adaptado às necessidades da instituição.
Como peça fulcral, é de salientar a disponibilidade e empenho do Centro Social Padre Ramos na implementação desta parceria, nomeadamente do Vice-Presidente, Dr. Álvaro Moreira Ramos, bem como todos os colaboradores e utentes do Centro Social.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi