07 Jul

MatosinhosHabit recebe certificação Coração Verde da LIPOR, em parceria com o Município de Matosinhos

A responsabilidade social, a melhoria contínua e a qualidade de vida da população movem toda a atividade da MatosinhosHabit. No seguimento da política de gestão ambiental da MatosinhosHabit, em março de 2019, foi estabelecida uma parceria de colaboração com a Lipor, no âmbito do Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC), com o objetivo principal de otimizar as práticas já adotadas no âmbito da gestão de resíduos das instalações. Esta parceria contou desde o primeiro momento com a colaboração direta do Município de Matosinhos que, semanalmente, garante os serviços de recolha de resíduos recicláveis nas instalações.

O trabalho desenvolvido tem permitido reforçar a participação ativa de todos os Colaboradores na correta e eficiente gestão de resíduos, mas também naquilo que respeita à eficiente gestão dos recursos hídricos e energéticos das instalações. A adoção das boas práticas ambientais internas estão já a ser partilhadas com a comunidade alargada da MatosinhosHabit que pretende aplicar as boas práticas ambientais e de sustentabilidade junto da comunidade instalada nas habitações sociais geridas pela instituição.

É exemplo disso a replicação da metodologia do projeto Geração+ (processo integrado de melhoria do comportamento ambiental) que está a ser desenvolvida em modelo piloto no Conjunto Habitacional das Ribeiras, numa intenção clara de transportar as boas práticas para todas as infraestruturas da sua gestão direta.

Com a implementação das ações de melhoria, resultado da otimização dos processos de gestão ambiental e da aquisição e manutenção de boas práticas ambientais, nomeadamente no âmbito da correta gestão dos resíduos urbanos gerados nas suas instalações, a MatosinhosHabit tem apresentado práticas consistentes e uma equipa alinhada e comprometida com as alterações efetuadas no modelo de gestão ambiental.

Consideramos, portanto, que, estão reunidas as condições para reconhecer a MatosinhosHabit, com a entrega do Certificado "Coração Verde”.
Esta Certificação pretende assinalar o início de um percurso que continuará com a presença assídua da equipa técnica do projeto, que manterá o nível de acompanhamento necessário para assegurar a renovação da Certificação, garantido assim a manutenção das boas práticas e de um ciclo contínuo de atividade sustentável com uma visão estratégica corporativamente responsável, tendo sempre em vista a sustentabilidade!

As ações no terreno, junto da MatosinhosHabit tiveram início em março de 2019, altura em que foi efetuada a visita de diagnóstico. Após esta ação inicial, foram implementadas as ações de melhoria, de formação e envolvimento de todos os Colaboradores, que nos permitem apresentar os seguintes indicadores: 

  • Eliminação de cerca de 45 pontos de equipamentos excedentes, destinados ao acolhimento da fração lixo;
  • Reorganização dos equipamentos disponíveis e criação de 15 pontos de separação multimaterial, colocados em zonas estratégicas para acolhimento das frações recicláveis (papel/cartão, embalagens de plástico/metal e vidro, quando aplicável);
  • Realização de 2 ações de sensibilização direta junto dos cerca de 40 colaboradores da instituição;
  • 12 horas de trabalho de intervenção direta (diagnóstico, implementação e monitorização e formação) com a equipa de Colaboradores.

Para o sucesso desta parceria destacamos o papel relevante do Município de Matosinhos, nomeadamente naquilo que respeita ao de serviço de recolha dos resíduos dedicado nas instalações, bem como todo o apoio em termos de disponibilização de equipamentos e serviços de apoio, junto dos conjuntos habitacionais. 
De salientar ainda o envolvimento direto e a motivação da Administração da MatosinhosHabit, na política de gestão ambiental da instituição, nomeadamente do seu Administrador Dr. Tiago Maia e da equipa técnica que desde o início acompanhou o processo.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi